Há quem pense que o envelhecimento de bebidas se restringem apenas a uísques, conhaques e vinhos, mas as cervejas de guarda podem ser bem vantajosas se você aprecia brejas bem complexas com um incremento de sabores e aromas.
Não existe uma tese irrefutável sobre quais tipos de cerveja podem evoluir com o tempo, mas os mais indicados são os estilos mais complexos, alcoólicos e encorpados, como por exemplo: Imperial Stout , Barley Wine , Belgian Dark Strong Ale e Lambic.
Ao longo do tempo, as cervejas envelhecidas podem se tornar mais macias ou mais ácidas. Além disso, o teor alcoólico atua como um conservante amenizando os efeitos do envelhecimento e fazendo com que apareçam novos sabores. Já o lúpulo apesar de conservar a cerveja, vai perdendo aromas e sabores com o tempo. Um ponto essencial é a coloração das cervejas, no qual as mais maltadas e escuras podem ser mais propensas a desenvolver sabores que remetem ao vinho do porto, enquanto as de cor âmbar tendem a desenvolver notas mais doces. Além disso, cervejas pasteurizadas não são indicadas, pois quando passam por esse processo é justamente para ser conservada ao longo dos anos fazendo com que não ocorra alterações sensoriais e nenhuma de suas características aumente ou se altere ao envelhecer a cerveja.
Contudo, para que a cerveja envelheça de maneira adequada, ela deve ser armazenada em pé, em um local escuro e climatizado, com uma temperatura entre 12°C e 18°C.
E aí, preparados para o resultado surpreendente e emoções únicas que sua cerveja de gurda vai lhe proporcionar?
0 produtos encontrados