The Capital, o bar belga e a melhor memória de Leuven
Venha com a gente em uma viagem pelo The Capital, bar belga da cidade estudantil de Leuven e acompanhe a seleção de cervejas vindas da adega secreta!
Leuven é uma linda cidade universitária e um verdadeiro polo cervejeiro da Bélgica. Nas diversas instituições de ensino que o município abriga são oferecidos inúmeros cursos de cervejas, o que deixou nosso interesse ainda maior. Chegamos em um domingo no final de tarde e só deu tempo de deixar as malas no hotel e seguir para o The Capital, ou The Beer Capital como também era conhecido.
O bar belga The Capital
O bar belga ficava muito bem localizado na Grand Place e sua fachada pequena escondia verdadeiros tesouros. Como é comum em cidades universitárias, aos finais de semana o movimento diminui muito, pois os estudantes aproveitam para viajar, fazer turismo ou ver a família. Então, quando chegamos no The Capital éramos os únicos clientes. A ansiedade misturada com empolgação nos fez pedir, logo que entramos, uma Tripel Karmeliet e uma Tripel Kanunnik, esta última da cervejaria pouco conhecida Wilderen, de Antuérpia. As duas, obviamente, muito bem servidas nas suas respectivas taças retiradas de um mar de outras penduradas no teto. Para acompanhar, uma deliciosa porção de queijo e embutidos.
Devidamente servidos e com o bar praticamente à nossa disposição, aproveitei para fazer um tour guiado pela única atendente que estava lá neste momento. Inaugurado em 2013, além das 20 torneiras que jorravam o puro néctar fresco, reza a lenda que o bar também contava com uma adega de 2.500 rótulos. Em um canto, no chão, uma “janela” de vidro dava uma ideia do que estava escondido no subsolo. Cervejeiro curioso que sou, pedi para conhecer. Com temperatura controlada, a adega era uma verdadeira mina do tesouro cervejeiro. Prateleiras e mais prateleiras repletas das melhores cervejas belgas.
A adega escondida
O The Capital tinha um sistema inusitado de envio das garrafas da adega para o bar e que se tornou um ícone bem conhecido do lugar: uma engenhoca semelhante a um mini carrossel ficava rodando sem parar com quatro caixas de madeiras – o atendente do bar enviava o pedido para o responsável da adega, que colocava as garrafas nas caixas vazias e retornavam cheias ao bar. Assim, um ótimo passatempo para quem sentava nas banquetas do bar era ficar vendo as caixas do carrossel irem vazias e magicamente voltarem cheias.
Já era começo da noite quando retornamos ao andar térreo e, enquanto finalizamos nossas primeiras cervejas, reparamos que se iniciava uma grande movimentação de pessoas com malas de viagem pela Grand Place. Eram os estudantes retornando. E em poucos minutos, o bar estava lotado.
O paraíso das cervejas belgas na torneira
Nos mudamos para uma mesa no canto para saborear nossas duas réguas de degustação com seis cervejas que dificilmente encontramos aqui e que estavam disponíveis on tap: as Belgian Blonde Ales Tongerlo Lux, Armand Ter Dolen e Luvanium Blond, a Belgian Strong Golden Ale Wolf 7, a Belgian Pale Ale Pauwel Kwak e a Piraat Rum Barrel Aged, uma Belgian Strong Golden Ale muito especial que foi maturada em barris que antes haviam recebido rum. Não me recordo de nenhum outro bar que oferecesse toda essa diversidade de cervejas na torneira. Uma experiência realmente única.
O The Capital foi o maior bar de cervejas de Leuven. Infelizmente, em 2019 o bar decretou falência, deixando saudades e ótimas memórias cervejeiras em todos que o frequentaram e a esperança de que um dia volte a reabrir na encantadora Leuven. Santé!>