O que é Pilsner Italiana? Conheça as cervejas da Itália
Já ouviu falar das Pilsners Italianas? Isso mesmo, com receitar lupuladas e aromáticas, as Pilsners Italianas ganharam até um festival. Confira!
As
Pilsners italianas são diferentes e curiosas, mas existem e preenchem um nicho muito interessante do mercado cervejeiro. Vamos conhecer a história da sua criação e como essas cervejas surgiram.
A história das Pilsners italianas
O Showroom da cervejaria Birrifico Italiano fundado em 2017. A cervejaria foi produtora da primeira Pilsner Italiana. Fonte: www.birrificio.it/
Em 1996, Agostino Arioli, fundador da cervejaria Birrificio Italiano, na cidade de Como, na Itália, resolveu fazer um dos seus estilos de cervejas favoritos: uma Pilsner alemã.
O modelo era a tradicional Jever Pils, da cervejaria alemã Friesisches Brauhaus zu Jever, mas saiu algo diferente. Arioli utilizou a técnica de dry hopping (muito comum em IPA’s e Pale Ales) que adiciona lúpulos no final do processo de fabricação para enaltecer o aroma, mas sem aumentar o amargor.
O resultado foi muito bom, mas diferente do que Arioli esperava. Ele resolveu batizar a nova cerveja com o nome de Tipo Pilsen (tipo uma Pilsner). O sucesso foi imediato, chamando a atenção de Matt Brynildson, da cervejaria americana Firestone Walker. Pivo Pils da Firestone foi a primeira Pilsner, estilo italiana, nos Estados Unidos.
O estilo hoje é bem difundido e bastante popular na Itália, que criou um festival para celebrar essas Dry Hopped Pilsners, o Pils Pride.
O que é uma Pilsner italiana
Basicamente uma Pilsner italiana é uma Pilsner alemã (ligeiramente diferente da Pilsner tcheca original) que utiliza da técnica do dry hopping com lúpulos nobres europeus (Tettnanger, Spalt, Hallertau Mittelfruh, Saaz, etc). Os lúpulos americanos e neozelandeses, muito utilizados nas IPAs, não são recomendados, pois são muito agressivos e proporcionam um sabor muito frutado.
Afinal, drinkability é uma palavra chave quando falamos de Pilsners.
Abaixo algumas Italian-style Pilsners no mercado americano:
Birra Portico - Schilling Beer Company
Pela aparência um pouco turva já sabemos que se trata de um produto diferente. O leve sabor de capim-limão e aroma floral compõem essa excelente Pilsner italiana da melhor cervejaria do estado de New Hampshire.
Cold Pizza - Black Hog Brewing Co.
A cervejaria, do estado de Connecticut, famosa pela Granola Brown Ale precisava de uma cerveja mais leve para compor o portfólio e a Cold Pizza cumpre muito bem a função. Refrescante com aroma de grama cortada e notas de biscoito.
Pisolino Birra Pilsner- Zero Gravity Brewery
Uma bela Pilsner Italiana de uma cervejaria fora do radar de muitas pessoas. A concorrência em Vermont não é fácil, mas a Zero Gravity se destaca pela Cone Head IPA, a Green State Lager e a mais nova Pisolino Birra Pilsner. Uma cerveja que traz a curiosidade de além dos lúpulos nobres utilizar também o malte Eraclea, cultivado na costa do Mar Adriático.
Muito bom ver novas Pilsners no mercado, mesmo que sejam, digamos assim,…um tipo de Pilsner.
Cheers!
>