A cerveja Partido Alto é a Lager do Clube do Malte. A Lager do samba. A Lager do futebol. Do churrasco com os amigos. Um tipo de cerveja que você bebe o dia inteiro. É leve, equilibrada e saborosa. Alegre como os sambas do Cartola. Alegre como a vida deve ser. E o nome dela já entrega sua inspiração: o samba do tipo partido-alto.
O samba é considerado o mais original dos gêneros musicais brasileiros ou o gênero musical tipicamente brasileiro. Tem sua origem como uma junção de ritmos ligados à história do país.
Surgiu inicialmente com antigos batuques trazidos pelos africanos, que posteriormente foram incorporados com elementos de outros ritmos musicais, como os europeus polca, valsa, mazurca, minueto, entre outros, tendo como marca registrada o uso de instrumentos de percussão. Isso tudo no Rio de Janeiro do século XIX.
No final do século XIX e início do século XX, o samba se firmou como um estilo musical dominante nos subúrbios e morros cariocas. E a partir dos anos 1930 o gênero ganhou espaço na indústria fonográfica do país.
O estilo é dividido em alguns subgêneros, incluindo samba de roda, samba enredo, samba de gafieira, pagode e o partido alto, o samba que inspirou a criação da nossa cerveja. Esse é um estilo de samba que surgiu no começo do século XX, como parte da modernização do samba urbano do Rio de Janeiro.
Partido alto é um subgênero do samba que une formatos antigos com modernos, instrumental de "alto-gabarito", cultivado no início apenas por velhos conhecedores dos segredos do samba. Nos anos 40, esse gênero passa a ser cantado por mais de uma pessoa, com desafio de improviso em versos.
Hoje, a palavra “partideiro” faz referência aos cantores que improvisam versos de samba, seguindo a melodia e o ritmo. Alguns representantes do samba partido alto são: Zeca Pagodinho, Sombrinha, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra e Dudu Nobre.
Fonte: historiadomundo.com.br e musica.uol.com.br