MATANDO A SAUDADE DE CURITIBA
A cidade é repleta das mais diversas atrações, muitas delas gratuitas
Findada a sequência de artigos sobre a República Tcheca, volto para o Brasil em um dos meus destinos nacionais preferidos: Curitiba. Frequentamos a capital paranaense desde 2016, mas a pandemia fez com que ficássemos afastados da cidade por alguns anos. No fim de 2023 resolvemos passar alguns dias por lá e matar a saudade, além de explorar as novidades.
A cidade é repleta das mais diversas atrações, muitas delas gratuitas (como os inúmeros e belíssimos parques espalhados pela cidade), além de inúmeras opções gastronômicas e culturais. Um dos pontos mais conhecidos e visitados da cidade é o “Bar do Alemão”, um restaurante típico alemão e que serve o famoso chope submarino. No entanto, recomendo descer a rua mais alguns metros e visitar o “Quintal do Monge”, onde você encontrará 16 opções de cervejas no tap e boas opções de comida.
Depois de quase cinco anos sem pisar na cidade, uma das novidades que eu estava louco para conhecer era a cervejaria Frohenfeld. Não me decepcionei. Ela fica em uma galeria, com diversas opções gastronômicas para todos os gostos. É um brewpub, onde é possível visualizar toda a área de produção. O interior é bastante aconchegante e a decoração remete aos “bräustübls” (bares tradicionais do sul da Alemanha). As cervejas, quase todas baseadas em estilos alemães, são feitas com excelência. No espaço do bar também funciona uma pizzaria (altamente recomendada).
A cidade é berço de diversas cervejarias que com certeza fazem ou já fizeram parte da rotina cervejeira de diversas pessoas. Bastards, Maniacs e Bodebrown, todas possuem seu bar de fábrica para tomarmos as cervejas mais frescas possível. A Bastards, além do bar de fábrica, possui um pub fenomenal, o “We are Bastards”, que une gastronomia, boa cerveja e música. São 32 torneiras, com cervejas próprias e convidadas.
A Maniacs possui um belo bar de fábrica, de onde é possível ver toda a área de produção da cervejaria. Possui um espaço externo bem amplo (que infelizmente não pude aproveitar por causa da chuva). Vale ressaltar que a Maniacs produz as cervejas da Brooklyn no Brasil.
A Bodebrown por muito tempo foi minha cervejaria preferida. Nossos gostos mudam com o tempo, mas continuo a nutrir um carinho especial por essa cervejaria. No nosso último dia em Curitiba, sábado, aconteceu um festival de Natal na cervejaria. Além de muita cerveja, houve também várias bandas e apresentações culturais. Geralmente aos finais de semana a cervejaria abre as portas para esses eventos. Algumas vezes por ano a Bodebrown organiza o “Beer Train”, que é um passeio de trem até Morretes, uma cidade histórica próxima. São cerca de 4h de viagem regada a cerveja. Ainda não realizei o passeio, mas está nos planos.
E por falar em Morretes, é uma cidade que vale a pena conhecer (de carro leva menos de 1h de Curitiba). Lá existem duas cervejarias, a Porto de Cima e a Três Morretes. A primeira estava em recesso e infelizmente não pudemos visitá-la. No entanto, é possível beber todos os rótulos no restaurante “Empório do Largo”, enquanto come o barreado, prato típico da cidade.
Já a Três Morretes é uma cervejaria cigana e possui uma loja na cidade. Passei algumas horas por lá provando as cervejas. Achei bem interessante, pois valorizam os aspectos locais. Por exemplo, eles possuem uma Saison com mel, feita uma vez por ano para ser lançada no aniversário da cidade. Também possuem uma Weizenbock com bala de banana (um dos produtos mais típicos da região) e uma IPA com erva-mate.
Essa última passagem por Curitiba e Morretes foi bem rápida e infelizmente deixamos muita coisa de fora da programação. Mas deu para matar a saudade de algumas cervejas que há muito não bebia, além de rever velhos amigos. Ou seja, preciso retornar o mais rápido possível para lá!
?