Hotéis cervejeiros na Bélgica
Hotéis cervejeiros na Bélgica
Degustação de cervejas no Hopspot após visita à Van Steenberg
Ir à Bélgica com certeza é a meta de muitos apaixonados por cerveja. O turismo cervejeiro naquele país atrai muitas pessoas. Muitas cervejarias ainda não se atentaram a isso e não possuem locais adequados para receber visitantes, nem que seja para um único copo de cerveja. Por outro lado, algumas cervejarias não deixaram escapar essa oportunidade e oferecem muito mais do que uma cerveja. Um exemplo são as opções de hospedagem disponibilizadas por elas. Nesse artigo vou apresentar algumas opções de hospedagens cervejeiras que já experimentei na Bélgica.
Auberge de Poteaupré - Chimay
O primeiro deles honra as antigas tradições das igrejas em fornecer comida, uma cama e cerveja aos viajantes. Trata-se do “Auberge de Poteaupré”, o pub-restaurante-hotel da cervejaria trapista Chimay. Ele não fica na cervejaria em si, tão pouco na abadia. Mas está bem próximo, sendo possível caminhar até elas em apenas alguns minutos. No local há oito quartos temáticos (cada um levando o nome de cervejas da Chimay, como “La Première”). O hotel é separado do Espace Chimay, onde há o pub/restaurante e loja de fábrica, por apenas uma porta. Recomendo olhar com bastante atenção o site, pois em baixa temporada eles fecham por volta das 18h, enquanto em alta temporada ficam até por volta das 22h (e a definição das temporadas varia de uma semana para outra). Eu já fiquei em ambas ocasiões, e a baixa temporada é bem frustrante.
Het Anker - Gouden Carolus
?
O segundo hotel que experimentei foi o da Het Anker, produtora da Gouden Carolus. Fica na cidade de Mechelen, 30min de Bruxelas. Ao contrário do primeiro, este hotel fica literalmente dentro da cervejaria, o que propicia uma vista dos tanques de fermentação ao sair do quarto, além de acordar com o cheiro de malte sendo cozido. O frustrante nesse hotel é a máquina com garrafas: para usar você precisa inserir um cartão de identidade emitido na União Europeia (nada impede de pedir emprestado a outro hóspede).
Guesthouse Brouwerhuis - St Bernardus
Outra queridinha que possui opção de hospedagem é a St Bernardus. A “Guesthouse Brouwerhuis”, ao lado da cervejaria. Aqui não há recepcionistas. Eles enviam um código de entrada para seu e-mail e a chave está em um claviculário com seu nome no hall de entrada. Há uma sala de convivência com um freezer cheio de garrafas de St Bernardus. Como não há colaboradores no local, você deve depositar o valor da cerveja em um pote de vidro. Lá fica bem próximo à Westvleteren (então, não é raro encontrar hóspedes fazendo uma degustação comparada entre a St Bernardus ABT 12 e a Westvleteren 12). Ao lado do hotel fica a cervejaria, que é possível visitar, além do bar, que possui um roof top fantástico. Também é possível alugar uma bicicleta para fazer as inúmeras trilhas da região (para quem gosta de história da Primeira Guerra, é um prato cheio). Aqui, o café da manhã está incluso e é excelente.
Hopspot - Van Steenberg
O último hotel cervejeiro que tive a oportunidade de conhecer foi o Hopspot e pertence à cervejaria Van Steenberg (produtora da Gulden Draak). Fica na mesma rua da cervejaria, cerca de 1Km distante. Fui um dos primeiros hóspedes do local, que tem apenas 04 quartos. Ainda cheirava a tinta quando estive lá. Além do hotel, há um restaurante/pub com todos os rótulos da cervejaria disponíveis, além de uma microcervejaria (que já deve estar em operação). Se você precisar agendar uma visita à cervejaria, os funcionários do local organizam para você. E a fase final da visita (degustação), é feita no Hopspot. Com exceção do Hopspot, os outros hotéis podem ser reservados em plataformas como o Booking. Todos os hotéis aqui citados merecem uma visita, mas os que realmente me tocaram foram a Guesthouse da St Bernardus e o Hopspot. Existem outros hotéis com foco cervejeiro a serem desbravados na Bélgica, e com certeza todos serão excelentes para quem não quer apenas beber cervejas belgas, mas dormir com elas.