Homebrewing: Como escolher o filtro de mostura

Aprenda como escolher corretamente o equipamento de filtro de mostura e garanta o melhor uso dos seus grãos na hora de fazer sua cerveja.

Homebrewing: Como escolher o filtro de mostura
Olá, cervejeiros! Desta vez vamos aprender como escolher nosso filtro de mostura. Lembrando novamente que no caso de decidirem fazer cerveja com extrato de malte, eliminamos aqui mais um equipamento da sua lista. Vamos lá?

Tipos de filtro de mostura

Grain Bag

O saco de grãos é muito utilizado por quem está começando e deseja gastar pouco. É possível fazer cerveja usando apenas uma panela quando se tem ajuda de um grain bag, já que a retirada dos grãos é feita por inteiro de dentro da panela de mostura, já deixando tudo pronto para a fervura. Mas claro que ele tem suas desvantagens. A primeira delas é quanto a capacidade. Para fazer levas de 10 ou 20 litros, não temos problema nenhum em levantar um saco cheio de malte molhado, mas acima disso já começa a ficar difícil sem a ajuda de um coleguinha. Dependendo dos casos, como nas receitas acima de 50 litros, pode ser necessário o uso de alguma alavanca. Outro problema é quanto a eficiência: o grain bag retém os grãos, mas junto com eles também retém muito açúcar ainda presente ali, já que não é nada fácil lavar os grãos compactados e confinados em um saco pendurado.

Bazuca como filtro de mostura

Esse equipamento, que é conectado no lado interno da torneira de sua panela cervejeira, consiste em uma malha de metal no formato de tubo capaz de segurar os grãos na panela sem obstruir o fluxo do mosto. Dessa forma é fácil transferir o mosto para outra panela eliminando praticamente todo o bagaço. É um equipamento simples, universal e de baixo custo, servindo como ótimo filtro de mostura.

Fundo falso

Particularmente, este é o meu método preferido. Assim como a bazuca, também é instalado na panela, e como diz o nome, ele fica suspenso em relação ao fundo da panela, formando assim uma área de escoamento muito maior que a bazuca, tornando-o mais rápido e eficiente que o anterior. A desvantagem do fundo falso é que ele precisa ser feito sob medida para a panela que será usada e, com isso, o custo é um pouco mais alto.

Cesto de grãos como filtro de mostura

Muito comum nas panelas automatizadas, mas também utilizado em panelas convencionais, esse cesto feito normalmente com malha de inox mistura o melhor do grain bag e o fundo faso. Os grãos ficam todos contidos dentro do cesto imerso na panela, tendo uma excelente área de vazão para o mosto ao ser retirado. Por ser rígido, permite mantê-lo suspenso para uma lavagem dos grãos sobre a panela e pode ser retirado para se iniciar a fervura dentro da mesma panela. Obviamente que ele também acumula algumas das desvantagens desses outros modelos. Assim como o grain bag, em levas maiores será difícil de removê-lo sozinho e, como o fundo falso, exige as medidas corretas além do seu preço ser ainda mais elevado. Agora é com você, cervejeiro! Escolha o equipamento de filtro de mostura que mais se adequa ao seu bolso, quantidade de produção e é só começar a moer os grãos. Cheers!

Vale a pena fazer cerveja em casa? Conheça as vantagens e desvantagens do Homebrewing!

>

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0