Harmonização de cerveja com a culinária norte-americana
Que tal fazer harmonização de cerveja com a culinária norte-americana? Reunimos aqui quatro dicas de pratos e cervejas. Confira!
Já pensou em fazer harmonização de cerveja com pratos da culinária americana? A escola cervejeira dos Estados Unidos é marcada por intensidade, exagero, altas doses de lúpulo e alto teor alcoólico. Toda essa intensidade deu origem a estilos que são consumidos e populares pelo mundo inteiro como, por exemplo, a American IPA.Na gastronomia não seria diferente, a comida norte-americana vai muito além do fast food e, assim como a cerveja, possui intensidade, pratos bem condimentados, molhos agridoces, sabores defumados, muita carne, tortas assadas com ingredientes regionais e produtos frescos. Difícil escolher apenas alguns pratos para representar tanta variedade gastronômica mas, essas opções além de deliciosas, podem ser encontradas facilmente em bares no Brasil. Sendo assim, ao som de Red Hot Chili Peppers – Californication, vamos harmonizar cerveja com comida típica norte-americana.
Barbecue Ribs ou Pork Ribs
Closeup of pork ribs grilled with BBQ sauce and caramelized in honey. Tasty snack to beer on a wooden Board for filing on dark concrete background.[/caption]Costelinha de porco assada e temperada com condimentos como páprica, pimenta do reino e alho, envoltas em molho barbecue que é agridoce. A carne derrete na boca e solta facilmente do osso, as notas defumadas se destacam nesse prato e torna o seu sabor marcante. Para essa harmonização com cerveja, esse prato merece uma cerveja que seja tão intensa quanto ele. Vamos de Rauchbier! Esse inconfundível estilo alemão tem notas defumadas no aroma e sabor, que vai potencializar os sabores do prato.
Buffalo Wings
Fresh buffalo chicken wings with savory dip appetizer ,generative artificial intelligence[/caption]Asinhas de frango bem temperadas e picantes, envoltas em um molho agridoce que pode ser acompanhado de sour cream. Leva esse nome por ser originário de uma cidade chamada Buffalo, no estado de Nova York. Esse prato é a cara do happy hour estadunidense e para fazer essa harmonização de cerveja, pode descer uma American Red Ale, com suaves notas de caramelo que vai muito bem com o molho agridoce e o amargor equilibrado e evidente para potencializar as notas picantes do prato. É uma harmonização que merece mais de um copo!
Cheeseburger
O que poderia ser mais clássico que comer um cheeseburguer nos Estados Unidos? Pão, hambúrguer, queijo e salada fazem parte da alimentação dos estadunidenses e suas infinitas variações são amadas pelo mundo inteiro, literalmente. Consegue imaginar algum prato mais popular que esse? Talvez a pizza. Clássicos não tem erro e são sempre bem vindos, por isso vamos harmonizar com uma American IPA, a presença intensa de lúpulo, amargor evidente e alto teor alcoólico contrasta com a untuosidade do prato e o umami da carne.
Brownie
Close up Brownie chocolate cake served on white table[/caption]No livro “Larousse Gastronomique” há registros do que seria a primeira receita de Brownie em “New England” em 1896 e desde então essa sobremesa não deixou de ser popular, as inúmeras receitas tem o mesmo objetivo: uma massa com sabor intenso de chocolate, cor escura, crocante por fora e macia por dentro. A base da receita é o próprio chocolate, ou seja, perfeito! Para essa harmonização com cerveja vamos de American Stout, uma cerveja escura e encorpada, com notas de caramelo, chocolate e café torrado, que vão evidenciar as notas de cacau intenso do prato.Cheers!