A combinação de
cerveja e churrasco é muito apreciada há bastante tempo. A cerveja é a bebida número um quando o prato principal é o churrasco. E, por mais simples que pareça, essa combinação pode ir muito mais além das cervejas mais tradicionais e buscar novas harmonizações da bebida com a carne. Preparamos um e-book pra você saber tudo na hora de servir aquela cerveja gelada no seu churrasco, para baixá-lo
clique aqui.
Dicas para harmonizar cerveja e churrasco
A cerveja ideal para acompanhar a carne do churrasco irá depender também do corte de carne escolhido. Cervejas mais lupuladas, como é o caso das famosas
IPAs, são boas para acompanhar cortes com mais gordura. Nesse caso, o lúpulo presente na cerveja, age sob a gordura da carne, limpando o paladar para o próximo pedaço. O mesmo ocorre com o álcool da bebida. O caramelo da cerveja também traz proximidade com as proteínas e açúcares da carne que são caramelizados no fogo da churrasqueira, essa é uma harmonização que ocorre, no caso, por afinidade.
- Os estilos de cerveja como Porter, Dubbel, Brown Ale ou Double IPA de modo geral são os mais indicados.
- Uma Porter cremosa e encorpada é perfeita para acompanhar carnes mais fortes, como cortes de carneiro.
- Para acompanhar carnes mais leves os estilos American Brown Ale, Amber Lager, Porter e Rauchbier, são os mais indicados.
- Para um corte com uma intensidade maior de gordura o ideal é uma cerveja mais intensa, como uma Dubbel, por exemplo.
- E para acompanhar a famosa picanha a dica é apostar em uma cerveja do estilo American Brown Ale, que possui presença de notas de caramelo, aquele abiscoitado do malte e sabor e aroma de lúpulo.
- Mas se a ideia é passar o dia beliscando, batendo papo com os amigos e apreciando o líquido sagrado, uma dica são as cervejas do estilo Pilsen, um estilo mais leve e perfeito para tomar em maior quantidade e por mais tempo.
Se quiser se tornar expert em harmonização entre cerveja e churrasco, baixe agora de forma gratuita o nosso e-book
clicando aqui.
>