Gramado além dos vinhos - conheça as cervejas da região

Aqui no blog Naão Cervejeira você conhece as principais cerjas de Gramado - RS. Confira!

Gramado além dos vinhos - conheça as cervejas da região

Quando falo sobre Gramado e Canela, geralmente a primeira coisa que me perguntam é “visitaram as vinícolas?”. Eles ficam com um misto de surpresa e desapontamento quando digo que em nossa passagem pela Serra Gaúcha visitei apenas uma vinícola. Mas a grande verdade é que a região possui excelentes cervejarias. 

Finalizando nossa passagem por Blumenau e imediações após o Festival Brasileiro da Cerveja, pegamos um voo em Navegantes para Porto Alegre (que era para ser direto, mas a cia aérea mudou e fez escala em Campinas-SP). De lá pegamos um carro para nosso mini tour pela Serra Gaúcha. Em Gramado e Canela seriam apenas três dias, então já fomos com todos os locais que gostaríamos de visitar devidamente mapeados. 

Chegamos a Gramado no final da tarde. Nesse dia apenas “turistamos” no centro da cidade e paramos no Fritzhaus para jantar e, obviamente, beber algumas cervejas. O lugar é bem interessante, com boa culinária (destaque para o rodízio alemão) e carta de cervejas bem completa, com opções importadas e locais. Pedi algumas cervejas da região (não da cidade), uma Pilsen da De Roos, uma Dunkel da Edelbrau e uma Red Ale da Stier. 

No dia seguinte fomos conhecer a Farol, a mais antiga cervejaria da Serra Gaúcha, fundada por um casal de alemães em 2000. No local é possível fazer uma visita guiada, com direito à degustação de seis cervejas. É uma ótima opção para almoço ou uma programação noturna mais agitada. Também é possível subir no farol que dá nome à cervejaria, mas recomendo subir seus 137 degraus antes de beber. 

Saindo de lá fomos conhecer a Vikings, cervejaria recém premiada no Concurso Brasileiro da Cerveja nos estilos IPA e Pilsen. Infelizmente a cervejaria ainda não possui estrutura para receber o público (mas em breve terá), apenas quando organizam eventos. De qualquer maneira fomos recebidos pelo proprietário, músico e mestre cervejeiro, Thiago. 

Nesse dia ainda fomos conhecer uma das melhores descobertas da viagem, a La Belle Bière. Uma pequena e charmosa cervejaria localizada dentro de uma floricultura, produtora da Rendez-Vous Blanche, uma Specialty Beer de trigo com leveduras belgas e alemãs, medalhista de ouro em Blumenau. No local fomos muito bem recebidos pelos donos, Cirilo e Patrícia, que nos contaram que ele se apaixonou pelas cervejas belgas enquanto visitava floriculturas na Europa. 

Em Gramado fomos acometidos por uma gripe, então resolvemos encerrar nossos passeios cervejeiros naquele dia. No terceiro e último dia, já revigorados, fomos direto à Gram Bier, uma das mais bem estruturadas cervejarias da cidade. Eles possuem um belo Biergarten e com programações diversas durante a semana. Na mesma rua, ainda há a Ambarina. Eles possuem um pequeno bar de fábrica, sem opção de comida, mas vale a pena parar para conhecer. 

À noite fomos conhecer a que provavelmente é a mais lendária cervejaria da cidade, a Taberna MF. Para quem já conhece, um aviso, eles mudaram de Gramado (havia reservado um hotel literalmente ao lado) para Canela, junto ao La Meuse, ocupando um andar inteiro no local. Na MF encontramos 50 torneiras rotativas com receitas da casa, a maioria belas reproduções de estilos belgas. 

Finalizando a noite fomos comer um hamburger no White Fly, em Gramado. O local é um brewpub, próximo à Fritzhaus, com algumas coisas bem interessantes nas torneiras. Apesar de termos passado pela região na época do calor (nunca imaginei sair de Goiânia para passar calor no sul), a cidade nos deixou ótimas impressões e voltaremos em breve, mas no frio. No dia seguinte pegamos a estrada rumo a Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos, não sem aproveitar a estrada até lá, que está repleta de cervejarias que merecem uma atenção especial.

Até a próxima! 

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0