Festival de cervejas da França: Uma cerveja por favor!

Venha em uma viagem cervejeira até os campos da França e aproveite até mesmo um festival de cervejas francesas. Aprecie as Saison, ou Bier de Garde locais.

Festival de cervejas da França: Uma cerveja por favor!
Quando falamos da França, automaticamente pensamos em bons vinhos e restaurantes agraciados com estrelas no Guia Michelin. No entanto, o país é um grande expoente dentro do mundo das cervejas artesanais. E não estou falando apenas da região da Alsácia, herdada da Alemanha após a 1ª Guerra Mundial e, portanto, tradicionalmente grande produtora de lúpulos.

As Sainsons da França

Eu sempre tive especial interesse pelo grupo das “Farmhouse Ale”, principalmente as Saisons belgas (que arrisco a dizer que é o meu estilo preferido). As Saisons tiveram sua origem no sul da Bélgica, principalmente na região de Hainaut. Paralelamente aos belgas, os franceses do norte da França (fronteira com a Bélgica) desenvolveram sua própria versão de “Farmhouse Ale”, que passou a ser conhecida como Bière de Garde (Cerveja de guarda). Como eu estava viajando pela Bélgica, consegui organizar para atravessar a fronteira francesa (para quem nunca foi, na União Europeia o máximo que vemos ao atravessar uma fronteira é uma placa informando que está entrando em outro país) e visitar algumas cervejarias produtoras de Bière de Garde daquele lado.

A Rota Cervejeira

Saindo da Bélgica, da região de Poperinge/Watou (próximo às icônicas Westvleteren e St. Bernardus, respectivamente), rapidamente encontramos uma das principais fabricantes atuais do estilo, a Brasserie 3 Monts (antiga Brasserie de Sainte-Sylvestre). A distância entre a cervejaria St Bernardus e a 3 Monts é de cerca de 11 Km (13 minutos de carro). Infelizmente não é possível degustar cervejas no local, mas a loja possui vários rótulos, dentre os quais recomendo a “Bière de Flandres” como melhor representante do estilo no local. No meio do caminho ainda é possível passar pela única cervejaria Trapista francesa, a Mont des Cats, e comprar alguns souvenirs. Apesar de Trapista, a sua cerveja não recebe o selo de “Autêntico Produto Trapista”, pois é feita fora dos muros da abadia, na Chimay. Em todo caso, a cerveja é excelente e o local, belíssimo. Uma_rápida_parada_na_abadia_de_Mont_des_Cats.heic Quem for mais animado pode dirigir um pouco mais para o lado do litoral francês até a Brasserie Thiriez, onde se produz uma Bière de Garde um pouco mais lupulada. Não foi o nosso caso, após visitar a Mont des Cats e a 3 Monts, seguimos rumo a uma velha conhecida dos brasileiros um pouco mais antigos, a Brasserie Duyck, produtora da Jenlain, que deu as caras aqui pelo Brasil na década passada. Próximo à fábrica há o pub da cervejaria, o “La Jenlinoise” (algo como “Garota de Jenlain”, o nome da cidade).

Festival de cervejas da França

No dia em que estivemos lá ocorreria um pequeno festival na cervejaria, no período noturno, mas infelizmente nosso planejamento não permitiria permanecer por ali. No pub, aos curiosos do estilo, recomendo a Jenlain Ambrée e a Jenlain Blonde (sim, existem representantes claras e escuras deste estilo). Entre a 3 Monts e a Duyck ainda há a Brasserie Canstelain e a Brasserie La Choulette, onde infelizmente não tivemos tempo para parar. Cerveja Jenlain Blonde De Jenlain, antes de entrar novamente na Bélgica, paramos para almoçar na Brasserie au Baron. No local é possível beber vários rótulos (adivinhem o estilo), além de escolher entre vários pratos da culinária francesa. Finalizando nossa pequena rota para conhecer um pouco mais sobre o estilo Bière de Garde, já estávamos à porta do paraíso (não que toda a Bélgica não seja para nós cervejeiros), próximos de grandes cervejarias como Dupont, Vapeur, Blaugies, Cazeau, Abbeye des Rocs, Dubuisson, entre outras. Mas isso é assunto para um próximo artigo!

Uma visita à fazenda: a festa cervejeira da Zalaz

>

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
1