No último semestre, 250 estagiários da Ambev participaram de um grande desafio: criar uma nova receita de cerveja ou uma variedade para alguma das marcas da empresa. Com autonomia dada as eles para trabalhar no desafio, o resultado foi mais do que o esperado. Um dos grupos criou uma
cerveja com guaraná e venceu o programa.
O projeto chamado de
Beer Champs tinha como principal objetivo estimular a criatividade e o compartilhamento de conhecimento entre os estudantes, assim como ensiná-los sobre todo o processo da produção do produto. Segundo o diretor de Gente e Gestão da Ambev Renato Biava, eles não esperavam um nível tão completo nos projetos apresentados, com várias surpresas no decorrer do processo. Ele aponta ainda que todos foram consistentes com as marcas e chegaram a níveis muito bons de profundidade.
Estagiários Christian Vernize, Pedro Bonato, Nicolli Spaciari e Lucas Ueno. (Ambev/Divulgação)
40 propostas de projetos foram apresentadas, mas a que mais se destacou foi a ideia da cerveja do estilo belga
Saison com adição de guaraná. A receita foi produzida na cervejaria Colorado, marca da
Ambev, com guaraná cultivado sustentavelmente no Amazonas.
>> Eisenbahn inaugura bar conceito em Porto Alegre <<
A cerveja foi chamada de
Maué, mas produzida por enquanto apenas para uma equipe de degustação interna e os próprios estagiários, é claro. A empresa ainda não tem previsão se lançará a cerveja no mercado, mas a equipe de estagiários já apresentou o design do rótulo e até os cálculos de precificação acessível.
Nicolli Spaciari, parte do grupo vencedor, diz que o conceito que buscavam era focado na sustentabilidade. “Acreditamos que a
Ambev, que já tem projetos em diversas frentes, poderia liderar uma iniciativa focada na preservação. A maneira que encontramos foi a criação de um rótulo que lembrasse os brasileiros das riquezas da floresta, com uma matéria-prima considerada um ícone nacional”, conta ela.
Fonte: Exame>