Então é Natal! 4 harmonizações incríveis
As luzes piscando já estão por toda a cidade, e num piscar de olhos a época mais querida do ano chegou, então, é natal. A mesa farta já diz muito sobre essa comemoração, é um momento de alegria, compartilhamento e conexão com a família. E, é claro, que vamos comemorar aqui no Clube do Malte também, harmonizando cerveja com as comidas mais queridinhas do natal.
Pernil Assado
O pernil é um corte suíno trazeiro, rico em gordura e muito saboroso, geralmente é assado por horas no forno em fogo baixo enquanto sua pele recebe um banho de óleo quente para fazer a pururuca, assim temos uma carne derretendo e uma crosta crocante. Para harmonizar vamos potencializar os sabores da carne de porco com uma cerveja intensa e defumada, a Rauchbier.
Chester
As carnes assadas ganham destaque em Natal, o Chester é uma ave de sabor leve e carne magra, quando assado a ocorrência de maillard provoca uma casca dourada e caramelizada, com aquele cheiro de ave assada típico dos domingos. Para harmonizar vamos trazer mais caramelização para esse prato, com uma Bock, uma Lager maltada e bem equilibrada no lúpulo, com notas de caramelo, toffee e casca de pão.
Panetone
Há muitas histórias sobre como o panetone foi criado, uma delas conta que o criador foi um padeiro chamado Toni que vivia em Milão - Itália, a combinação de pão um amanteigado, rico em gemas, leite, sabores frutados, notas de modificação e ao mesmo tempo extremamente fofinho. Para harmonizar vamos escolher uma cerveja tão complexa quanto o panetone, uma Dark Strong Ale, um estilo belga com notas intensas de frutas passadas como uva, ameixa e alto teor alcoólico.
Rabanada
A sobremesa oficial do Natal é feita com fatias de pão que podem ser de uma baguete ou brioche, envoltas em um creme de gemas e leite, crocantes por fora após serem fritas e finalizadas com açúcar e canela. Para harmonizar vamos trazer uma cerveja belga com um toque de baunilha, caramelo e passas, a famosa Dubbel.
Dicas do chef
E para terminar a nossa edição natalina com mais gosto de Natal, aqui vão algumas dicas para uma rabanada perfeita.
- Atenção com a temperatura do óleo, o ideal deve ser por volta de 180°C, caso seu óleo fique frio, pois suas rabanadas irão ficar encharcadas.
- Não umedeça demais o seu pão, poucos segundos são o suficiente para as rabanadas ficarem cremosas e não desmancharem.
- Use a criatividade, você pode cortar fatias mais grossas de rabanada e recheá-las com doce de leite antes de fritar.
Feliz Natal cervejeiros, felicidades!