Conheça o Toer de Geuze 2022, o paraíso das cervejas Lambic
O Teor de Geuze é um paraíso belga das cervejas Geuze e Lambic. Feito a cada 2 anos, acompanhe essa viagem até o coração das cervejas artesanais da Bélgica.
Dessa vez, vamos em uma viagem para o coração da Bélgica, experimentar cervejas Geuze e Lambics em um dos maiores e mais tradicionais festivais cervejeiros do mundo: O Toer de Geuze.
Por conta da pandemia, tivemos que postergar algumas viagens que já haviam sido programadas, uma delas para a Bélgica. Por sorte, vejo no Instagram que o Toer de Geuze de 2022 seria realizado nos dias 30/04 e 01/05. Quase não acreditamos na sorte: pela primeira vez o evento seria realizado em ano par e coincidiu que estaríamos por lá!
O patrimônio cultural das Lambics
Em 1997, o saudoso Armand Debelder (3 Fonteinen), reuniu alguns produtores de Lambics e criaram a HORAL (Alto Conselho para Cervejas Lambics Tradicionais). O objetivo é promover as Lambics e sua cultura, preservando a maneira tradicional de produção e garantindo que o termo “Lambic” continue sendo uma Denominação de Origem Protegida. Atualmente, são 11 produtores/blendadores associados, sendo que a 3 Fonteinen e a Girardin se retiraram, e a Cantillon nunca ingressou.
Desde então, a cada 2 anos, o Toer de Geuze é realizado. É um evento onde os associados abrem suas portas durante um final de semana para receberem visitantes, que podem visitar as cervejarias e beber suas Lambics (vários produtores lançam rótulos especiais). A grande estrela do evento é o HORAL Megablend, uma Geuze produzida a partir do blend de Lambics oriundas de todos os associados. O blendador responsável é Frank Boon (Brouwerij Boon) e este ano foi lançada uma edição comemorativa de 25 anos do evento.
Que comece o Tour Cervejeiro
Participamos do evento apenas no domingo. A organização oferece a opção de ônibus saindo de vários locais de Pajottenland (berço das lambics e anexo à Bruxelas), partindo às 09h, com cada ônibus possuindo um roteiro diferente de visita a 4 cervejarias. Os interessados devem reservar o ônibus com antecedência pelo site da HORAL (https://www.horal.be/en/welcome). Há também uma feira no centro de visitantes de Lambiek, onde é possível conhecer todos os associados.
Resolvemos fazer o roteiro de carro, pois para o domingo nenhum dos ônibus faria nosso roteiro desejado. Iniciamos pela cervejaria Timmermans. Depois da visita, fomos ao bar degustar algumas cervejas. Aqui, a nossa queridinha do evento: Lambic & Stout (uma colaborativa entre Timmermans e Guinness). Gostamos muito também da Griotteke (Oude Kriek Schaarbkse) e da “Brewers Desire” (uma cerveja de fermentação mista). Uma surpresa: passeando por lá, encontramos o casal Dirk e Leen, do famoso Café Kulminator, vestindo camisas da seleção brasileira.
A Lambic - Stout da colaboração entre Timmermans e Guinness
A próxima parada foi a pequena, mas incrível, De Troch. Rápidas visitas e degustações, partimos para a Boon, que com certeza é a mais bem estruturada de todas as cervejarias do evento para receber visitantes. Tivemos a honra de conversar com Frank Boon (que felizmente revelou não estar totalmente aposentado) e seus filhos, bebemos uma Megablend 2015 e compramos uma Boon Apogée (a última obra prima de Frank antes da “aposentadoria”).
Criador e criatura - Frank Boon e sua Boon Apogée
Parada final: Oud Beersel. Deixamos por último por ser a cervejaria que ficaria aberta até mais tarde no domingo. Mas infelizmente, as visitações estavam encerradas quando chegamos. Porém, o bar estava aberto. Aproveitamos para jantar e matar a curiosidade de beber a Green Walnut, uma Geuze maturada com nozes verdes, garantindo uma experiência bem interessante. O bar da cervejaria fechou, mas não nos pediram para sair. Continuamos experimentando algumas cervejas, incluindo o lançamento Oud Geuze Vandervelden 140 (a Vandervelden é feita todo ano, com o número indicando a idade da cervejaria).
Finalizando o Toer de Geuze com Gert Christiaens, da Oud Beersel
Para nossa surpresa, o dono da cervejaria, Gert Christiaens, apareceu para confraternizar com os colaboradores do evento. Ele se dirigiu a nossa mesa e nos serviu gentilmente um copo da novíssima “Le Terroir Green Walnut”, uma cerveja colaborativa com a americana New Belgium. Não teria maneira melhor de fechar o nosso primeiro Toer de Geuze!
Definitivamente foi uma grande experiência. As datas para o Toer de Geuze 2024 já foram definidas: 04 e 05/05/2024. Vamos?>