Conheça o estilo de cerveja Maibock
Aqui no Portal Nação Cervejeira você encontra artigos como %%title%% e muito mais do mundo da cerveja.
Procurando por estilos pouco comuns encontrei duas raridades. Slue’s Goat da Berkshire Brewing Company e Maypole da Grimm Artisian Ales. Duas cervejas no estilo Maibock, bem parecidas entre si, de duas cervejarias bem distintas.
O estilo de cervejas Bock é bem conhecido: Lager de origem alemã, forte e proeminente sabor de malte. Os mais velhos vão lembrar da antiga Kaiser Bock, vendida nos anos 90 como cerveja de inverno. De lá pra cá o mercado evoluiu e temos opções melhores de Bock e Dopplebock, mas Maibock…nem tanto.
A Maibock (também chamada de Helles Bock) é uma versão mais clara, com maior proeminência dos lúpulos, mas segue a mesma linha das Bocks originais: baixo amargor e robustez. O uso de lúpulos nobres europeus proporciona aromas e sabores picantes e florais, bem diferente dos aromas e sabores cítricos dos lúpulos americanos.
A Maibock é uma cerveja tipicamente consumida na primavera (mai se refere ao mês de maio em alemão). Período mais comum de encontrá-las no mercado.
Slue’s Goat - Berkshire Brewing Company
Muito boa cerveja, com um leve sabor adocicado e aroma de condimentos e especiarias, mas bem equilibrada. Uma cerveja com bom corpo e 6,5% ABV.
A Berkshire é uma das mais tradicionais cervejarias de Massachusetts, mas (injustamente) não é tão conhecida fora do estado. Fundada em 1994, na pacata vila de South Deerfield, a Berkshire tem um estilo discreto (low profile, como dizemos aqui) com ênfase no mercado local. Além da Slue’s Goat eles têm uma ótima linha de cervejas, eu sou fã da Holidale Barleywine.
O goat (bode) presente no nome e estampado na lata é um símbolo das cervejas Bock.
Maypole - Grimm Artisian Ales
Mais uma boa Maibock, um pouco mais clara e com os mesmos 6,5% ABV.
Ao contrário da Berkshire, a Grimm Artisian Ales é uma cervejaria nova baseada em Nova York. O casal de músicos Joe e Lauren Grimm estava se apresentando na Bélgica e se apaixonaram pelas cervejas locais. Voltando aos Estados Unidos começaram a fazer cerveja para amigos e consumo próprio. O hobby virou trabalho e resolveram fundar a cervejaria em 2013.
A Grimm era uma cervejaria cigana até 2018 quando enfim abriram um taproom no hipster bairro de Williamsburg, em Nova York. Apesar da pouca idade, a variedade de cervejas que eles já fizeram é incrível. Essa é a primeira cerveja deles que eu experimentei e com certeza explorarei outras.
Cheers!
Conheça mais estilos de cerveja
clicando aqui.
No Fundo da Prateleira: Altbier
>