Conheça a menor cervejaria belga, a Inter-Pol
Venha em uma viagem cervejeira e conheça a menor cervejaria da Bélgica, a Inter-Pol e acompanhe a visita ao bar da cervejaria!
É no vilarejo e habitat natural dos famosos gnomos da cervejaria Achouffe, no alto de Houffalize, e nas instalações de uma antiga forja de 1710, que fica a Inter-Pol, a menor cervejaria oficial da Bélgica. Ela fica no mesmo terreno do La Vieille Forge, um "Bed and Breakfest" cujos quartos são decorados com temas de cervejarias famosas belgas. Não tínhamos dúvida que lá seria a hospedagem perfeita durante nossa passagem pela região.
Pub da Inter-Pol Au Grand Cafe. Foto: Facebook da marca
Após um dia cheio visitando cervejarias próximas, a noite terminou no Au Grand Cafe, o pub da Inter-Pol, que fica anexo à cervejaria, separados por duas portas e alguns passos. Já o nosso quarto ficava cerca de 20 passos de distância. Não tinha erro, era festa liberada. Assim que o pub abriu, nós chegamos. Éramos os únicos clientes, até então, naquela noite congelante. O mestre-cervejeiro e único funcionário, Sr. Pol Ghekiere, nos apresentou a carta de cervejas e o bar, que era realmente pequeno e aconchegante.
Vamos para as cervejas do Inter-Pol!
Iniciamos a degustação com uma belíssima Witte Pol – a Witbier da casa, com um frescor e qualidade muito difíceis de encontrar em cervejarias com grande escala de produção. Em poucos minutos já estávamos falando sobre cervejarias belgas e brasileiras. Grande amante da música e do movimento da contracultura dos anos 60 e 70, Pol deu à sua cervejaria o slogan "Make beer, not war", estampado nas taças e garrafas da Inter-Pol.
Antes de pedir a segunda garrafa, ele fez questão de nos levar para conhecer as instalações cervejeiras. Os equipamentos estão todos acomodados em um pequeno espaço de 12 metros quadrados e a capacidade de produção não passa de 100 litros finais. É praticamente um cervejeiro caseiro que oficializou a produção perante os órgãos reguladores - vale lembrar que na Bélgica essas regulamentações são bem mais brandas em comparação ao Brasil.
Voltamos para o bar e pedi uma Black Pol – uma Milk Stout, estilo bem incomum em terras belgas – enquanto Pol começava a correria para atender os demais clientes que chegavam. Em questão de minutos, o bar estava lotado de amantes da cultura cervejeira, afinal só aficionados por cerveja são capazes de achar um bar tão pequeno em um vilarejo igualmente minúsculo e distante.
O que é uma cerveja Tripel, estilo clássico da escola belga?
Para finalizar, degustei a Peated Pol, uma Smoked Beer feita com maltes turfados da destilaria escocesa Bowmore, que também são utilizados para fazer whisky. Nos despedimos do mestre-cervejeiro e dono da cervejaria e em poucos segundos já estávamos no nosso quarto.
No café da manhã do dia seguinte, Pol estava à mesa conosco no La Vieille Forge – sua esposa é quem administra a estalagem. Falamos ainda mais sobre cervejas e a cultura belga e aproveitei para comprar algumas garrafas e um par de taças da Inter-Pol. Incrível como uma cervejaria tão minúscula, um vilarejo tão restrito e um país tão pequeno conseguem oferecer experiências tão inesquecíveis. Bélgica sendo Bélgica.
Santé!
>