A cerveja Mons Meg, uma Scotch Ale escocêsa
Conheça a Mons Meg, uma Scotch Ale nomeada em, homenagem ao canhão homônimo presente no castelo de Edimburgo. Venha em maius uma viagem cervejeira!
Qual o mais avançado equipamento militar do século XV? Mons Meg.Podemos até não saber o maior e mais potente equipamento dfe hoje em dia, mas o Mons Meg tem um espaço especial na memória cervejeria.
O canhão
Mons Meg é um canhão de mais de 6 toneladas que, quando ainda estava em atividade, tinha a capacidade de atirar uma bola de 150 quilos a uma distância de mais de 3 quilômetros. Construído na cidade de Mons, Bélgica, o canhão foi um presente do duque Filipe III da Borgonha para o rei James II, um apreciador de artilharia.
O Mons Meg foi usado, por um bom tempo, para proteger o castelo de Edimburgo. Hoje em dia, está desativado e é uma das inúmeras atrações turísticas da simpática capital da Escócia.
Mons Meg é também uma cerveja da Idle Hands Craft Ales, da cidade de Malden, em Massachusetts. Uma Scotch Ale (ou Wee Heavy) com 7,3% ABV.
Scotch Ale e a Mons Meg
O Scotch Ale é um estilo pouco explorado nos Estados Unidos. Muitas dessas cervejas são sazonais de inverno, ou seja, na maioria das vezes estão disponíveis somente entre dezembro e fevereiro. O fascínio dos americanos pelas cervejas lupuladas talvez seja a resposta dessa baixa popularidade, já que a Scotch Ale vai no sentido oposto. Aqui quem dá as cartas é o malte.
Uma boa Scotch Ale vai ser bem encorpada com malte caramelizado e notas de toffee, melaço e pão integral. Algumas versões americanas podem possuir um leve sabor defumado, mas os escoceses torcem o nariz. Não é característica do estilo original. Apesar de ser uma Ale, a fermentação ocorre a uma temperatura mais baixa, produzindo uma cerveja mais limpa e com menos aromas frutados.
Christopher e Grace Tkach, da Idle Hands Craft Ales, sabem o que estão fazendo. Eu acompanho a cervejaria desde a sua fundação, em 2010, e o trabalho deles é minucioso. No início eram somente os dois fazendo, embalando e vendendo as cervejas. Com o passar do tempo o time foi crescendo, mas sem grandes saltos e sem cortar caminho. A proposta sempre foi produzir cervejas que primam pela qualidade.
A cervejaria tem no seu portfólio algumas IPAs, para ajudar a pagar as contas, mas também alguns estilos menos populares, como a Mons Meg, para enriquecer o paladar de seus fiéis clientes.
Infelizmente a distribuição das cervejas da Idle Hands é bem restrita, mas quem estiver curioso para conferir uma boa Scotch Ale eu recomendo também a Dirty Bastard da Founders Brewing e a Old Chub da Oskar Blues.
Cheers;-)
Conheça a cerveja Scottish Ale, um clássico da Escócia!
>