Conheça a Heather Ale, a cerveja sem lúpulo.
Você já imaginou uma cerveja sem lúpulo? Conheça a Heather Ale, da cervejaria Cambridge Brewing, feita com Heather no lúgar do lúpulo!
Água, malte, lúpulo e levedura. Estes quatro elementos fantásticos são a base da cerveja, certo? Podemos até adicionar alguns outros ingredientes, mas a falta de um deles é inadmissível. Porém, nem sempre foi assim.
O uso de lúpulo na cerveja
Os primeiros registros de utilização de lúpulo na cerveja são de uma abadia localizada no norte da França, no longínquo ano de 822. Mais de mil anos utilizando o lúpulo é muito tempo, não é?! Acontece que a produção de cerveja começou por volta de 5000 AC.
Esta e outras histórias estão no livro The Beer Bible, do jornalista Jeff Alworth. Fica a minha recomendação de leitura, apesar de não saber se existe uma edição em português. Se não houver, as editoras brasileiras estão comendo bola. O livro é muito bom.
Voltando ao assunto… “temperar” a cerveja sempre foi comum, afinal, uma cerveja somente com cereais ficaria muito doce. Mas nem sempre o lúpulo foi utilizado. Arqueólogos já identificaram diversos ingredientes adicionados na fabricação de cerveja. Foi bastante comum egípcios usarem coentro, chineses usarem crisântemo e povos da Escandinávia usarem Junípero e Myrica gale. Plantas típicas de cada região.
Os povos que habitam a região da Escócia tem uma longa tradição cervejeira e no seus primórdios utilizavam a Heather (Calluna vulgaris), um pequeno arbusto com longas flores de coloração rosa claro.
A Heather Ale, a cerveja que não usa lúpulo na receita
Foi justamente essa planta, muito comum na região nordeste dos Estados Unidos, que inspirou a Cambridge Brewing Company a criar a Heather Ale. Uma cerveja que utiliza a Calluna, Myrica gale e Lavanda como ingredientes. Uma vez por ano, no final do verão, os funcionários e alguns amigos vão a Westport, no sul do estados de Massachusetts, colher as flores para a fabricação da cerveja.
A Heather Ale é envasada em garrafas de 750ml e possui graduação alcoólica de 5% ABV. Uma cerveja muito interessante para dizer o mínimo. Um aroma floral (desculpe a obviedade) que remete um pouco a algumas cervejas de inverno (Winter Warmers), mas sem a presença forte de condimentos. O sabor é abiscoitado com um leve azedume e corpo de médio a leve. Boa carbonatação, com fermentação na garrafa.
A garrafa de 750ml não é por acaso. Essa é uma cerveja que te conquista aos poucos. Os primeiros goles são de adaptação, afinal, é preciso desenvolver o paladar para apreciar uma cerveja tão diferente, mas muito saborosa.
Uma cerveja que eu não beberia todo final de semana e nem acredito que seja esse o objetivo da cervejaria. Mas que vou saborear vez ou outra. Uma ótima harmonização para o tradicional jantar de Thanksgiving (Ação da Graças).
A Cambridge Brewing Company é uma pequena cervejaria na região de Boston e também o meu brewpub favorito. Visita imperdível.
Cheers ;-)>