Como funciona um concurso de avaliação de cervejas?

Conheça como funcionam os concursos de avaliação de cerveja, e entenda como cervejas ganham prêmios e reconhecimento dentro do mundo das cervejas especiais.

Como funciona um concurso de avaliação de cervejas?
Um concurso de avaliação de cervejas, ou também conhecido como competição cervejeira, é uma analise feita por jurados para decidir as melhores cervejas da competição, sejam elas divididas por estilo, origem, nacionalidade ou inovação; O concurso é uma celebração à arte e à ciência da fabricação de cerveja, promove a excelência da produção e reconhece um trabalho bem executado.

Como é o processo de avaliação de cervejas?

avaliação de cervejas Primeiramente a cervejaria tem que fazer a inscrição e colocar as cervejas que quer concorrer na categoria (estilo) correta e encaminhar, com todos os cuidados, e o mais rápido possível. A organização recebe as amostras e acondiciona em um local apropriado para preservá-las. É feito então um cadastro do rótulo em um sistema e esta cerveja vira então um “código” onde a organização do concurso guarda a sete chaves estas informações. Facilmente se atinge mais de 100 categorias em concursos. E dentro de cada categoria se faz uma série de avaliações. Primeiramente o jurado, um profissional do setor que possui capacidade técnica para fazer estas apurações, observa a cor e turbidez verificando se estão dentro do estilo informado, depois a formação e a estabilidade da espuma. Após isso, entra a parte sensorial, primeiro o aroma, cada estilo tem suas especificações, e posteriormente o sabor, diferente de avaliação de vinho, na qual se descarta e não bebe, a cerveja possui uma série de atributos que são avaliados no “retronasal”, isso permite perceber uma parte do aroma depois de engolirmos a bebida. Aliás, é precisamente a via retronasal que fica comprometida quando estamos resfriados, mesmo que o nariz não seja afetado, impedindo que a gente sinta o gosto de alimentos e bebidas.

A cerveja não é avaliada só no sabor

Depois do sabor, alguns outros atributos são avaliados, como o corpo da cerveja, sua textura, sua carbonatação e os sabores finais que ela deixa no paladar: se é uma cerveja marcante, se é uma cerveja “ligeira”, ou seja, que não deixa muitos sabores, se fica com o paladar limpo, etc. Cada um destes itens tem uma pontuação máxima e mínima, é a partir desta pontuação que atribuída pelo juiz, que ela pode ou não passar para uma próxima fase, tudo depende do número de amostras inscritas na categoria ou estilo.

E como funciona a premiação?

Passada todas as fases, cada concurso tem sua regra de premiação, mas não se premia automaticamente os três primeiros colocados em uma categoria específica, existe uma conversa entre a banca avaliadora. Quando os juízes determinam que uma categoria contém três excelentes exemplos do estilo, eles apresentam prêmios de ouro, prata e bronze para as cervejas em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Os juízes também podem conceder somente um prêmio, seja ouro, prata ou bronze. Por exemplo, os juízes podem reconhecer uma cerveja como vencedora do prêmio prata ou bronze, mas não conceder um prêmio ouro. Ou também, dependendo da regra do concurso, conceder mais de uma medalha de bronze, prata e ouro. Para o mercado, os concursos são importantes, pois mesmo que a cervejaria não ganhe medalha, ela recebe um parecer da avaliação dos juízes, o que pode ajudar a melhorar processos, qualidade e disponibilizar cada vez melhores exemplares para o consumidor. Mas não importa se é ouro, prata ou bronze, o importante é estar sempre com uma boa cerveja na mão para brindar. Saúde!>

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0