Cervejeira e grávida! E agora? - Vamos de cerveja sem álcool
Quem já nçao deixou de tomar a sua cerveja favorida por nçao estar consumindo álcool? Confira aqui excelentes opções de cerveja sem álcool!
Vamos falar do estilo Brown Ale?
Fala cervejeiro!
Depois de alguns meses indicando vários rótulos pra você, decidimos dar uma nova direção pra nossa coluna, e a partir de junho, vou passar a indicar estilos cervejeiros. Vai ser legal porque não existe um estilo sem uma história legal e também deixa mais abrangente pra depois da coluna, você provar cervejas diferentes do mesmo estilo e ir percebendo as diferenças na receita de cada uma delas, bora?
Confesso que bem nessa semana que peguei pra escrever a coluna, fui apresentada a uma English Brown Ale com nitrogênio que ficou espetacular, é da Way Beer e acredito que em breve vai rolar envase da Brunella, como foi batizada. Mas antes de dar detalhes sobre a questão do nitrogênio, vamos falar do estilo Brown Ale?
Datado lá do século XVII e que aos poucos foi se popularizando pela Grã-Bretanha, é um estilo completamente focado nos maltes, de baixo teor alcoólico e notas que puxam para tostado, caramelo e toffee. Apresenta carbonatação média a média-alta e corpo médio-baixo a médio. É uma cerveja fácil de tomar, muito perfumada e saborosa e que mostra os ricos detalhes que uma boa escolha e utilização de maltes pode oferecer para uma cerveja.
Se você prefere cervejas mais lupuladas mas ficou curioso para provar uma Brown Ale, dá pra aproveitar a versão estadunidense, a American Brown Ale, que traz para os holofotes junto com os maltes, as notas frutadas e cítricas dos lúpulos americanos e uma dose extra de amargor, gosto bastante também!
Agora, falando especificamente da Brunella, o Alessandro Oliveira, mestre-cervejeiro da Way Beer, desenvolveu uma receita com adição de nitrogênio que gera aquela espuma maravilhosa em cascata, que a gente conhece bem graças à clássica Guinness. Nesse caso, a Brunella se apresenta com uma carbonatação menor, espuma muito, mas muito cremosa e saborosa e um show particular dos maltes escolhidos: Cookie, Chocolate dark e Caramel 300.
Box de curiosidade retirado do My Beer Class:
O governo britânico, impulsionado pela Primeira Guerra Mundial, também deu sua contribuição para ajudar na popularização da Brown Ale. Por volta de 1914, iniciativas dos líderes do país orientavam ao consumo de bebidas menos alcoólicas (e a Mann’s Brown Ale com seus 2,8% de teor alcoólico caiu como uma luva) por dois motivos:
1. Economizar insumos;
2. Ninguém gostaria de iniciar uma batalha com soldados embriagados
Saúde!