Cervejaria Spartacus Brewing: Entrevista Perfil Cervejeiro #4
Conheça tudo sobre a incrível cervejaria Spartacus Brewing com a mais nova edição do Perfil Cervejeiro. Descubra novos rótulos, marcas e eventos cervejeiros
A criação da Spartacus Brewing
A Spartacus Brewing foi oficialmente fundada em 2018, mas sua história começou um pouco antes, ainda em 2015, quando Cassio Vallinotti, Co- Fundador e Cervejeiro, começou a fazer suas receitas nas panelas de casa, no mesmo período em que ele conheceu o Rafael Yuri e juntos começaram a cultivar a ideia de ter uma cervejaria. O tempo passou e a Spartacus Brewing foi aberta em Janeiro de 2018.
“Foi um período de muito aprendizado, pois tínhamos zero noção do mercado e de como uma produção a nível industrial funcionava. Nossa primeira cerveja foi lançada somente no final de 2018. Apesar da inexperiência, sempre fomos ótimos em lidar com pessoas e esse network nos ajudou muito na nossa profissionalização. Todo aprendizado era válido, todo ganho, por mais marginal que fosse, era real”, conta Cássio.
Agarrados nessa crença, em 2019 os cervejeiros da Spartacus Brewiung passaram da produção de cervejas que pareciam cervejas caseiras industrializadas, para uma das cervejas mais aclamadas do maior festival da época, o Slow Brew 2019.
“Naquele ponto, com aquela legião de pessoas desejando nossas criações, a ficha caiu, estávamos no caminho certo. Em 2020, já chamando atenção no exterior, emplacamos nossa primeira exportação para a Europa, e tivemos uma incrível recepção nesse mercado tão competitivo", lembra Cássio.
A expansão da Spartacus
Ainda em 2019 a Spartacus Brewing migrou sua produção para São Paulo, porém, devido a pandemia retornaram para Juiz de Fora e decidiram trabalhar com lotes menores e um número maior de lançamentos. A escolha foi certa, pois passaram a marca de 15000 litros de cerveja produzidos mensalmente. “
Além dessa vantagem, essa proximidade com a produção nos permitiu um maior controle de qualidade em nossos processos facilitando a aplicação de um lema que traduz os três pilares da nossa empresa: qualidade, consistência e diferenciação", comenta Cássio.
Dessa forma, a Spartacus Brewingse consolidou no mercado, abrindo cada vez mais horizontes, desde reconhecimento de cervejaria referência nesses atributos citados acima pelo Cássio, como também na expansão das exportações para mais de oito países.
Do Brasil para o mundo
Como tudo no mercado vive em extrema dinâmica, em 2022 os sócios precisaram rever seu modelo de negócios. “Os desequilíbrios cambiais gerados por fatores internos e questões geopolíticas internacionais nos pressionaram a interromper diversas frentes de exportação, porém sempre olhamos positivamente para cada desafio. Assim, abrimos frentes operacionais nos Estados Unidos e Europa, produzindo e distribuindo localmente nos trouxe uma grande vantagem competitiva e um horizonte de escalada do negócio que não vislumbravámos produzindo aqui no Brasil”, explica Cássio.
O Spartacus Beer Legends
Você já ouviu falar do Spartacus Beer Legends? Esse é um grande festival cervejeiro da Spartacus, criado em 2022. “Feito sob nosso pacote de crenças, tínhamos a responsabilidade de fazer algo incrível, algo nunca visto em território nacional. Aproveitando de todo network que tínhamos feito no exterior e nossa experiência em comércio internacional, por que não trazer cervejarias americanas super desejadas pela nossa audiência?”, conta Cássio sobre a ideia do festival.
Assim, o Spartacus Beer Legends reuniu seis entre as melhores cervejarias dos EUA e 19 entre as melhores do Brasil e o resultado não podia ser diferente de algo: épico, incrível e histórico.
Como nos contou o Cássio. “A recepção do público foi espetacular, e já se criou um imenso clamor pela edição 2023. E claro, estamos com plena energia para fazer um Spartacus Beer Legends ainda melhor neste ano”, pontua ele.
Entrevista na Integra com Cássio Vallinotti
Cássio, qual é o objetivo da Spartacus Brewing?
O nosso objetivo com a marca é trazer toda a nossa excelência em produção de cervejas. Além disso, nosso branding é construído sobre valores de coragem, sabedoria e autoconhecimento. Dessa forma toda a nossa comunicação visual ela é relacionada a estes tópicos. Nosso objetivo não é ser uma marca normal com produtos singulares mas uma marca extraordinária com produtos extraordinários.
Qual o foco de produção da Spartacus Brewing?
Nossos três pilares são: qualidade, consistência e diferenciação e eles regem tudo o que é feito dentro da nossa empresa, e na produção de cervejas isso não é diferente.
Como nosso foco é excelência máxima, não medimos esforços em empenho operacional, exigência de equipamentos e seleção de insumos, o que faz de nossas cervejas uma das mais caras do Brasil. Isso se traduz em uma responsabilidade enorme em não frustrar as expectativas dos nossos consumidores e na direção contrária nosso objetivo é impressioná-los, trazer sempre o fator Woow.
Dessa forma os nossos seguidores confiam no investimento que é comprar um produto Spartacus Brewing, pois não tem surpresa, sempre trazemos nosso nível de excelência em todos os produtos que carregam esse capacete enferrujado. Isso gera um link de confiança muito forte entre a marca e estes seguidores, pois os tratamos com muita honestidade e muito respeito a todo dinheiro investido em nossos produtos.
Como é o processo de criação de uma nova receita até ela chegar ao copo do consumidor?
Parto do princípio de alguma mensagem que eu quero transmitir, uma reflexão, angústias, ou qualquer outro desdobramento mental que eu tenha na época. É até uma coisa que brinco com meus amigos sobre me conhecer, basta olhar e tentar entender nossos rótulos.
De uma ideia consolidada eu repasso a suposta narrativa para nosso designer, o Diego Collector. Ele é um cara fantástico que tem um alinhamento mental comigo intrigante. Nossas ideias tem uma ótima fluidez e por fim somos hábeis para criar vários rótulos por mês, não somente uma arte, mas uma comunicação profunda com várias camadas de mensagens, desde as mais óbvias às mais subliminares.
No final, conseguimos uma conexão muito engajada com nosso público, pois são mensagens reais, carregadas de propósitos e sentimentos.
Sobre receitas, nós temos um método de engenharia reversa para criação de nossas receitas. No princípio enxergamos um aspecto sensorial para uma cerveja distinta e trabalhamos de forma invertida para atingirmos esse objetivo: desde a composição de grãos e métodos de extração de mosto, a padrões de fermentação e maturação, além de adição dos mais inusitados e caros adjuntos.
Como desenvolvemos nossas receitas a partir de objetivos muito claros, é praticamente trivial termos um resultado sensorial muito distinto no produto acabado. Isso é uma abordagem muito honesta com nossa legião, onde oferecemos um aspecto sensorial numa suposta cerveja e o mesmo é entregue com esmero. Basicamente, em cervejas da Spartacus Brewing, se está escrito no rótulo, você encontra sensorialmente essas notas, sem ser um profissional em análise sensorial.
Quais são suas 3 principais cervejas? Nos conte mais detalhes sobre elas?
Eu diria que temos duas séries principais e uma cerveja que chamamos de monumento. A primeira série é a Etera, antiga Arete, é uma sequência de cervejas envelhecidas em barris de carvalho. A série é dividida em Tomos, que é divisão editorial de uma obra, e cada Tomo é um blend de Imperial Stouts com distintos objetivos sensoriais. Nessa série, traduzimos a excelência máxima da Spartacus Brewing, pois se trata de cervejas de aporte técnico extremo para serem produzidas. As envelhecemos por anos em ambiente climatizado e blendamos diferentes barris para múltiplas expressões sensoriais. São cervejas que tem uma sobreposição entre a ciência cervejeira extrema com uma produção artística.
A outra série é a ICON, uma sequência de Imperial Stouts frescas, tratadas com os adjuntos mais raros e inusitados, e um nível de entrega extremamente fidedigno ao proposto no rótulo. A cerveja mais aclamada dessa séria é a ICON Neapolitan Ice Cream, onde tratamos uma base de Imperial Stout com sorvete napolitano, uma verdadeira sobremesa.
E por fim, a que defini como monumento, a FWIW , abreviação de “For What It Is Worth”. Esse rótulo é praticamente um ensejo de fé e perseverança, uma alegoria contrária ao Adão (A Criação de Adão - Michelangelo) promíscuo que não demonstra tanto interesse em tocar o criador.
Nosso intuito é inspirar a vontade real, pelo o que acreditamos que realmente é valioso em nossas vidas. Nossos valores, nossos sonhos.
Qual ou quais são as marcas de cervejas que te inspiraram e inspiram ainda hoje?
Cervejaria 5 Elementos , Other Half Brewing e Side Project Brewing.
Como você vê a atualidade do mercado cervejeiro no Brasil?
Mais desafiador, mas com plenas oportunidades para quem traz qualidade, consistência e diferenciação, mesmo que não use essas palavras como lema como nós.
E por fim, quais as novidades para este ano?
Estamos com uma fábrica nova em construção, temos o Spartacus Beer Legends 2023 e muito mais energia e entrega nos nossos rótulos, essa é nossa especialidade e razão de existir.
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