Como você viu no post anterior sobre a
escola cervejeira alemã, as escolas cervejeiras são regiões que produzem cervejas há muitos anos, seguindo alguns critérios e parâmetros. São grandes nações que influenciaram a cerveja produzida no mundo todo. Para dar continuidade na nossa série de posts sobre as escolas cervejeiras, hoje trazemos um panorama geral sobre a
cerveja especial belga, uma ousadia da escola cervejeira e suas peculiaridades.
Ao contrário da escola alemã, a escola belga traz criações cervejeiras mais ousadas e se destaca pela criatividade e sabores complexos. Mesmo em um território tão pequeno a Bélgica possui mais de 200 cervejarias, quase 1000 marcas e dezenas de estilos próprios.
Com suas Ales bastante complexas, a
cerveja especial belga é produzida com uso de vários tipos de ingrediente, sejam eles outros cereais, ou até mesmo, frutas, condimentos e especiarias. Também se destacam por produzirem, de maneira geral, cervejas mais alcoólicas, com teor passando de 10% de álcool. Outra característica da cerveja especial belga são seus aromas e sabores que vão do ácido, condimentado e frutado, ao adocicado e alcoólico, isso graças ao uso da levedura belga.
É na Bélgica também que estão seis dos 12 mosteiros trapistas, os quais produzem as famosas e mais cultuadas cervejas do mundo, são eles: Achel, Chimay, Orval, Rochefort, Westmalle e Westvleteren. Trapistas são cervejas produzida sob a supervisão de monges da Ordem Trapista, dentro ou nas proximidades do mosteiro e passam por um rigoroso controle de qualidade. Cheia de detalhes, no post "
O que são as Cervejas Trapistas?" você confere tudo sobre essas preciosas cervejas. Além dos mosteiros trapistas, existem no país mais de 20 abadias que produzem cervejas.
A sofisticação também faz parte da escola cervejeira belga. Termos como Brut Reserve, grand Cru e Cuvée, são aplicados a algumas cervejas belgas, de acordo com sua origem e processo. Um exemplo é a cerveja DeuS Brut Des Flandres, produzida pelo método de
champenoise, assim como um espumante francês.
Os estilos de
cerveja especial belga mais clássicos são:
Dubbel,
Tripel, Quadruppel, Blonde Ale,
Witbier, Fruit Beer, Lambic, Strong Golden Ale e Gueuze. Entre outras, suas principais marcas são
Delirium, Leffe,
Hoegaarden,
Chimay e
Duvel.
E olha só a novidade que temos para você. Para o
Beer Pack de novembro deste mês preparamos uma seleção incrível de cervejas produzidas no Brasil, seguindo quatro estilos clássicos da escola cervejeira belga. São elas:
Blond, Dubbel, Tripel e Quadrupel. Esses tipos de cervejas são tradicionalmente produzidos em mosteiros e abadias, incluindo as Trapistas, mas hoje disseminados pelo mundo, são reproduzidos por muitas cervejarias.
Acesse aqui e saiba tudo sobre essa seleção que está de encher os olhos e o copo!
>