Cerveja e sobremesa para a ceia de ano novo
Cerveja e sobremesa com certeza. Confira 4 dicas para essa comninação perfeita para sua ceia de ano novo!
Cerveja e sobremesa?
Salve nação cervejeira!
Hoje nós vamos começar a nossa conversa um pouquinho diferente! A cada edição selecionamos algumas preparações que podem tornar a sua degustação de cerveja uma verdadeira experiência gastronômica.
Mas como o que é bom pode se tornar ainda melhor, resolvi relembrar com vocês que já são de casa e com os novos leitores alguns princípios da harmonização que trazem uma maior liberdade na hora de harmonizar as suas comidas preferidas.
O primeiro princípio de uma harmonização com qualquer tipo de bebida ou alimento é o equilíbrio de forças, consegue imaginar uma cerveja extremamente leve e delicada com um alimento intenso, cheio de sabores, especiarias e untuosidade? Nada é impossível, mas geralmente o equilíbrio de forças é fundamental para que os elementos que estão sendo harmonizados não se sobressaiam.
Por isso, costumamos harmonizar cervejas mais delicadas com pratos mais delicados e cervejas extremamente intensas com pratos que tenham força também. Um bom exemplo são os peixes brancos que geralmente são harmonizados com cervejas claras e refrescantes, como as Weizen.
O segundo pilar da harmonização é a semelhança, e digamos que esse é um pilar intrínseco e que não tem erro. Você consegue, por exemplo, harmonizar uma cerveja com notas de chocolate com uma sobremesa à base de chocolate, é o tipo de harmonização perfeita se por um acaso você estiver com dúvida sobre o resultado final. Geralmente nesse tipo de harmonização nós intensificamos as notas de sabor e aroma em comum ao invés de harmonizar sabores opostos.
O terceiro pilar da harmonização é o contraste, é um caminho mais complexo que o equilíbrio de forças e a semelhança. Nesse tipo de harmonização, as características opostas da cerveja e da preparação se complementam e tornam sua degustação uma experiência surpreendente.
Alguns exemplos de contraste é harmonizar um prato untuoso com uma cerveja de alta carbonatação ou alto teor alcoólico, que acabam equilibrando a untuosidade. Uma outra opção seria harmonizar uma cerveja ácida e frutada com uma preparação doce e de sabor neutro, como uma Fruit Lambic com chocolate branco, ou contrastar alimentos salgados com cervejas tostadas, os contrastes provocam uma verdadeira explosão de sabores.
Falar sobre chocolate branco com uma Fruit Lambic me deu água na boca, e para não perder o costume, vamos harmonizar algumas sobremesas?
Pudim de leite condensado
Vamos harmonizar esse pudim de leite condensado com uma Munich Dunkel, uma cerveja maltada, com notas leves de tosta, assim como o caramelo do pudim, e final seco para contrastar com o dulçor do prato.
Brigadeiro tradicional
Que tal um brigadeiro com Imperial Stout? Cerveja alcoólica com notas de chocolate, café e tosta intensa, que harmoniza com as notas semelhantes de chocolate do brigadeiro e traz uma nota alcoólica que lembra uma clássica trufa.
Brigadeiro de chocolate branco
Agora vamos de brigadeiro branco com Fruit Sour! Essa é uma cerveja de baixo teor alcoólico, com acidez intensa e sabor frutado, que vai contrastar com o dulçor intenso do brigadeiro e complementar os sabores trazendo o frutado.
Mousse de maracujá
O mousse de maracujá possui dulçor e acidez, podemos complementar esses sabores com o amargor de uma American IPA e os seus sabores de frutas amarelas e cítricas para intensificar as notas do maracujá.
Cheers!