Cerveja e queijo!

Para comemorar com grande estilo, escolhi a harmonização mais clássica de todos os tempos: queijos e cervejas, ambos agraciados pelo poder da fermentação. A fermentação é uma explosão de sabores e uma lição sobre paciência, resultando em produtos com acidez, dulçor e notas aromáticas únicas. Vamos explorar como o delicado Queijo Canastra harmoniza com uma Bohemian Pilsner, o cremoso Brie com uma Belgian Fruit Lambic, o intenso Gorgonzola com uma Belgian Strong Ale e o marcante Cheddar com uma English India Pale Ale. Prepare-se para uma experiência sensorial inesquecível!

Cerveja e queijo!

Cerveja e queijo!

Para comemorar com grande estilo escolhi a harmonização mais clássica de todos os tempos: queijos e cervejas, ambos agraciados pelo poder da fermentação. Como já compartilhei com vocês anteriormente sou chefe de cozinha e sommelier, e quando me perguntam o que eu gosto de fazer como profissional costumo dizer: fermentação.

É realmente mágico observar e saborear o poder de transformação da levedura, seja no crescimento lento e cuidadoso de um pão, na fermentação de uma cerveja ou na maturação de um queijo. Todos esses produtos têm em comum acidez, dulçor e tantas outras notas aromáticas. A fermentação é uma explosão de sabores e uma lição sobre paciência.

Eu poderia passar horas admirando esse processo biológico, mas já estou com sede, então, vamos às harmonizações.

Queijo Canastra

Um queijo brasileiro reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Cultural produzido na serra da Canastra em minas gerais, possui uma casca amarela por fora, saboroso e macio por dentro, seu sabor delicado vai harmonizar com uma Bohemian Pilsner, uma cerveja equilibrada, de amargor moderado, notas de lúpulo e sabor de malte levemente adocicado evidente.

 

Queijo Brie

O brie é um queijo francês de mofo branco, caracterizado por uma casca branca aveludada e um interior cremoso e aerado. Seu processo de maturação acontece de dentro para fora e à medida que envelhece, sua casca se torna mais firme e o interior mais cremoso, seu sabor é delicado e possui notas de nozes. Servir queijo brie com geleia é um clássico, por isso vamos harmonizar com uma cerveja vizinha da França: Belgian Fruit Lambic, caracterizada pelo sabor intenso das frutas usadas na produção, uma acidez evidente e leve dulçor.

Queijo gorgonzola

O gorgonzola é um queijo Italiano marmorizado da família dos queijos azuis, mofo Penicilliun Roquefort, é um dos queijos mais apreciados no mundo inteiro devido ao seu sabor único, intenso e marcante. Para harmonizar precisamos de uma cerveja tão marcante quanto o queijo: Belgian Strong Ale, um estilo alcoólico e intenso, com notas ésteres frutadas evidentes e baixo amargor, trazendo mais complexidade para o queijo.

 

Queijo cheddar

O cheddar é um queijo inglês que já foi eleito como o melhor da Inglaterra pelo Rei Henry II, sua consistência é firme, mas derrete na boca com seu sabor suave e ao mesmo tempo marcante com notas frutadas e de nozes. Vamos harmonizar com uma cerveja inglesa assim como o queijo, uma English India Pale Ale com notas terrosas e amargor evidentes e toques suaves de malte, que irão acentuar os sabores do queijo.

Já estamos prontos para montar uma tábua de frios e brindar o Ano Novo, que nos reserva muitas prosperidades.

Quais harmonizações você quer ver por aqui? Me envie suas sugestões @chefbrunaluiza

Cheers!


Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0