Cerveja e história: Conheça as 5 cervejas mais antigas do mundo
Toda cerveja que nós bebemos possui muita história por trás! Conheça as 5 cervejas mais antigas do mundo e como elas surgiram.
O líquido dourado tão amado por nós cervejeiros teve uma extensa história de passos, dedicação e muita paixão para chegar até aqui. E que maneira melhor de celebrar essa história se não conhecendo um pouco sobre as cervejas mais antigas do mundo?
O nascimento da cerveja
Segundo as pesquisas mais recentes, há cerca de 10 mil anos foi descoberto o processo de fermentação, e embora não seja alí que tenhamos datado as cervejas mais antigas, definitivamente fez parte do processo histórico. Na verdade, segundos documentos, as cervejas mais antigas surgiram na época dos antigos Sumérios, datando em média 2100 a.C., ou seja, mais de 4 mil anos atrás surgiram os primeiros exemplares da cerveja.
As 5 cervejas mais antigas do mundo
Weihenstephaner - A cerveja mais antiga do Mundo
Fonte: WeihestenphanerUma conhecida e tanto do mercado cervejeiro, a Weihenstephaner é a cervejaria que produz a cerveja mais antiga do mundo atualmente. Criada em 1040, na Alemanha, por monges Beneditinos, a Weihenstephan se tornou uma marca no mundo cervejeiro, tanto pela qualidade quanto pela quantidade, afinal, a cervejaria está próxima da maior área de plantio de lúpulos do mundo. Assim não tem como dar errado, né? Dizem as lendas que as cervejas da cervejarias começaram a ser produzidas ainda antes, lá pelo ano 800, e 1040 foi somente o ano de comercialização, mas de qualquer jeito, quase um milénio de história cervejeira é muita coisa. A nossa dica é a clássica Helles ou a Hefe-Weiss da cervejaria, duas cervejas de lamber os beiços.
Weltenburg Abbey Brewery - 10 anos depois
Com somente 10 anos de diferença da Weihenstephan, a Weltenburg Abbey Brewery começou a produzir o líquido sagrado em 1050, também na Alemanha - não é à toa que as terras bávaras são a terra da cerveja, não é mesmo? -. A cervejaria foi criada em um mosteiro que existia por lá desde o início do século XII e sua produção continua até hoje. Com mais de 960 anos de história, vale a pena experimentar a Dunkel ou a Hefe-Weiss.
Bolten - a cerveja mais antiga do tipo altbier
Divulgação BoltenTambém criada na Alemanha, a Bolten não fica muito atrás quando o assunto é cerveja mais antiga do mundo, já que foi fundada em 1266, quando o Lorde de Myllendonk permitiu a criação no espaço. O destaque da cervejaria vai por trazer a cerveja mais antiga do estilo Altbier, algo bastante diferente dos exemplares Dunkel, Weiss e outros criados pelas “competidoras”. Definitivamente vale a pena experimentar a “Altbier mais antiga do mundo”.
Stella Artois - a cerveja mainstream mais antiga
Talvez a Stella Artois não esteja entre as cervejarias mais antigas de todos os tempos, mas é bastante interessante ver uma cervejaria mais mainstream nessa lista. A cervejaria que se tornaria a Stella já existia no ano de 1366, em Leuven, na Bélgica, e embora não tivesse o nome ainda da gigante que é hoje, definitivamente já produzia cervejas e criava uma verdadeira tradição cervejeira. Em 1717 a cervejaria começou a se chamar Artois e no século XX começou a venda da Stella Artois como uma cerveja especial de natal e somente no século XXI se tornou a gigante que conhecemos.
Bohemia - a cerveja mais antiga do Brasil
A cerveja mais antiga do Brasil também não podia ficar de fora dessa lista. Estamos falando sobre a Bohemia, que foi fundada no ano de 1853, pelo imigrante alemão Henrique Leiden, que teve como objetivo trazer uma cerveja baseada nas receitas alemãs de cervejas da época, especialmente as nossas conhecidas Pilsens e Helles. Com alta produção e envase para a época - cerca de 6000 garrafas por mês - a Bohemia conquistou o coração do cervejeiro e colocou a semente de amor que nossa nação tem pelo líquido sagrado. Que tal experimentar a história e abrir uma cerveja agora mesmo? Cheers!