Brasil cervejeiro: As cervejas do Pará
Aqui no Portal Nação Cervejeira você encontra artigos como %%title%%, além de muito mais do mundo da cerveja.
Seguimos nossa viagem pelo norte do Brasil e agora aterrissamos no Pará. Um dos estados brasileiros mais importantes para o meio ambiente, região que abriga milhares de espécies da vida selvagem e variedades de frutos e plantações. E se você achou que esse paraíso ambiental não daria seus pulos pra produzir a sua própria cerveja, você está completamente enganado. Chegou a hora de conhecermos algumas cervejas do Pará que vão nos deixar com água na boca. Bora?
Uma cerveja que já nasce prime
Foto: divulgação / Instagram oficial da marca
Há mais de 50 anos, a cervejaria Cerpa conta sua história em Belém do Pará com rótulos que você encontra em outros estados do Brasil. Segundo o site: “A empresa foi fundada em 1966 por um emigrante alemão chamado Konrad Karl Seibel, que viu nos rios da Amazônia as condições ideais de pureza para fabricação de cervejas com o mais alto padrão. A fábrica foi instalada junto às Margens da Baía do Guajará e alcançou um nível de prestígio elevado”. Emblemático, não?
A Cerpa produz cervejas Lager e, segundo a mesma, utiliza o processo Draft Beer para aumentar a qualidade do produto. Dessa forma, a cerveja deixa de passar pelo tradicional sistema de pasteurização, e sim por complexos filtros de celulose e descarga térmica. Além de cervejas, a Cerpa também produz energéticos e possui uma linha própria de refrigerantes.
Cervejaria do jeito que a gente gosta
Foto: divulgação / Instagram oficial da marca
A Amazon Beer surgiu lá em 2000 e desses 20 anos pra cá já foi exportada para Europa e fez seu nome no Japão também. Sem contar os inúmeros prêmios pendurados na parede. E por que ela é do jeito que a gente gosta? Porque ela carrega a identidade do estado em sua história. Todas suas receitas carregam um pouco da cara do Pará, utilizando ingredientes típicos da região como açaí, bacuri, taperebá, priprioca e uma recém-conhecida nossa: sementes de cumaru (a famosa baunilha brasileira).
Eles possuem um ótimo sistema de entrega de cerveja que se chama “choppinho delivery”, e aí você pode receber na porta de casa um growler de PET da Stout Açaí, por exemplo. E o que mais a gente ama nas cervejarias que visitamos? Além das cervejarias que também funcionam como restaurante, ou muitas vezes hamburgueria, a Amazon Beer utiliza a tecnologia a seu favor.
Quando você for visitar a Amazon Beer, poderá ter acesso ao cardápio pelo QR code que fica na mesa. Dei algumas voltas no Instagram deles e agora preciso ir até lá experimentar uma porção de pastel de tacacá acompanhada de uma boa cerveja.
A cervejaria tem rótulo colaborativo com a Bodebrown e também uma Saison produzida com conhecidos nomes do mundo cervejeiro, entre eles a Anderson Valley. Malas feitas?
Saindo de Belém
Foto: divulgação / Instagram oficial da marca
Chegamos agora em Altamira, município mais extenso do Brasil! E lá se encontra a… Altamira Beer! Você pode pedir seu chopp e receber na porta de casa e os preços são ótimos. Assim que for permitido fazer uma aglomeraçãozinha, teremos que pedir breja de lá.
E pra você que é lupulomaníaco, a cervejaria tem muita coisa boa para te oferecer. Além da clássica cerveja Pilsen ou da maltada Red Ale, tem muito amargor garantido com as American IPA, Red IPA e Double IPA da casa. Já quero.
A cervejaria também foi mais uma que se adaptou como dava com a situação que a gente se encontra, e também está presente com garrafas para consumo próprio que você pode pedir via delivery para consumir em casa.
Brasil cervejeiro: As cervejas do Amazonas
Essa foi nossa viagem pelo Pará. Curtiu conhecer essas cervejas do Pará? Mande sugestões de novos lugares e cervejarias pra gente visitar.
Cheers!>