A la Mort Subite, a Bruxelas do século passado
Conheça o clássico bar Belga A la Mort Subite e nos acompanhe por essa viagem cervejeira imperdível pela Bélgica e suas cervejas incríveis.
Toda cidade tem seus lugares icônicos e de visitação obrigatória e quanto estamos falando de cerveja, a Bélgica é sinônimo de cerveja de qualidade. Bruxelas, mesmo com toda a sua grandiosidade, não é diferente. Distante cinco minutos a pé da Grand Place e próximo de diversos outros bares famosos está o bar A la Mort Subite.
Um verdadeiro bar belga, A La Mort Subite
Ele é o clássico estabelecimento que parece ter nascido com a cidade. Não fosse o maravilhoso tap com 12 torneiras, diria que é um restaurante, daqueles em que o tempo passa e os costumes lá dentro permanecem os mesmos.
Graças à ótima localização, fizemos do A la Mort Subite, uma parada entre um passeio e outro. Saímos da Cathédrale des Sts Michel et Gudule em direção à Grand Place e no caminho paramos lá. A fachada é pequena e dá a falsa sensação de ser um bar pequeno e modesto. Mas, ao passar pela porta de entrada, nos deparamos com um salão comprido e com uma infinidade de mesas espalhadas pelos dois andares.
Toda a decoração e mobília são bem antigas. Na verdade, a decoração é original de 1928, ano em que o A la Mort Subite se estabeleceu definitivamente neste endereço e com este nome. Há quadros e fotos da história do bar e de Bruxelas espalhados nas paredes. Os garçons todos trajados como se estivéssemos no dia da inauguração. Tudo remete a uma viagem no tempo. Apesar de atualmente a operação ser conduzida pela quarta geração da família, enquanto estive lá dentro me senti na Bélgica do século passado.
O que é uma cerveja Tripel, estilo clássico da escola belga
Uma Bruxelas do século passado
Como sempre gosto de fazer quando vou a qualquer bar pela primeira vez, escolhi uma mesa próxima ao tap. Sempre me surpreendo com o zelo com que o serviço da cerveja é feito, principalmente nos lugares onde a cultura cervejeira é forte.
No tap, existem várias opções de Lambics e cervejas da região. No menu, uma vasta carta de cervejas, incluindo quase todas as trapistas belgas e holandesas, além de várias opções de queijos, salames, sanduíches, saladas e omeletes. Não tínhamos muito tempo, era apenas uma parada para descanso e hidratação entre passeios, então pedimos uma Affligem Blonde – uma Belgian Blonde de 6,4% e cuja cervejaria iniciou os trabalhos no ano de 1074 na abadia de Affligem – e uma Lambic com cerejas de 4,0% de teor alcoólico que leva o nome do bar: a Mort Subit Kriek Lambic. Refrescante e bem frutada, essa Lambic recebe as cerejas uma vez por ano após a colheita e é blendada com uma Lambic nova antes do envase para proporcionar um equilíbrio perfeito ao paladar. Era o que precisávamos para retornar à jornada a pé pelo centro da cidade.
Mort Subit Kriek Lambic e Affligem Blonde respectivamente.
Devidamente hidratados, terminamos nossa pequena excursão no passado e saímos do A la Mort Subite como quem passa por um portal para o futuro, nos levando à realidade da bela, agitada e cosmopolita Bruxelas.
Santé!
>