4 harmonizações com as cervejas da #CaixaDaAlegria de junho
A #CaixaDaAlegria de junho traz quatro estilos de cervejas pouco produzidos por aqui e que estão esquecidos. Aproveitamos e vamos harmonizar as quatro cervejas.
O universo da gastronomia e da cerveja têm muito em comum: aromas, sabores, cores e texturas de uma complexidade surpreendente. Além da capacidade de proporcionar experiências, conseguimos observar uma semelhança no comportamento do mercado consumidor: O HYPE.
Algumas comidas ganham destaque fora do seu país de origem e se tornam famosas mundo afora, e de repente, temos uma variedade jamais vista de New York Rolls e New England IPA nas ruas, mas o tempo passa para todos...
E o hype é passageiro. Mas você já parou para pensar que as comidas e cervejas originárias de uma cidade ou país continuam fazendo parte da tradição familiar daquele local mesmo depois de cair no esquecimento do mercado?
Em homenagem aos estilos quase esquecidos a#CaixaDaAlegria traz quatro rótulos fazendo um resgate aos que merecem ser aplaudidos e aqui vamos harmonizá-los com pratos delicioso
Australian Sparkling Ale com Gravlax de Salmão
A Sparkling Ale é uma cerveja elegante, bem equilibrada, de carbonatada e refrescante. Sua carbonatação permite uma efervescência evidente, o que torna o rótulo ainda mais elegante. A levedura pode ser servida no copo, o que traz uma aparência mais turva. No aroma, notas do lúpulo terroso e notas frutadas que remetem a pera e maçã. No sabor o malte e lúpulo são equilibrados com acabamento seco e amargor evidente. Vamos harmonizar esse rótulo marcante e de personalidade com um Gravlax de Salmão, um clássico originário da culinária escandinava. A carbonatação da cerveja equilibra a untuosidade do prato, as notas do lúpulo terroso complementam o sabor do peixe que passou pelo processo de cura em uma marinada que geralmente leva pimenta preta.
California Common com Tacos de Carnitas
Um estilo originário da Costa Oeste Americana, é uma cerveja de com âmbar. No aroma as notas do lúpulo são evidentes, com notas amadeiradas, rústica e minty que são características do lúpulo Northern Brewer e que trazem o diferencial do estilo. No sabor, as notas de malte remetem a pão tostado, caramelo e um amargor evidente. Vamos harmonizar a California Common com um Taco de Carnitas, prato mexicano que também é popular na california. São tortilhas de milho recheadas com uma suculenta carne de porco. As notas de tosta serão evidenciadas, assim como as notas amadeiradas complementam o sabor do porco e potencializam o amargor.
Dusseldorf Altbier com Gouda
O estilo tradicional de cerveja de Düsseldorf. "Alt" refere-se ao estilo "antigo" de fabricação de cerveja (ou seja, fazer cervejas fermentadas de topo) que era comum antes da cerveja Lager se tornar popular. O estilo tem o que esperamos das cervejas alemãs: equilíbrio. No aroma as notas de malte são evidentes e complexas, no sabor o amargor do lúpulo e o malte se equilibram e pode-se observar notas de nozes. A nossa harmonização veio direto dos cardápios dos melhores pubs de Dusseldorf: queijo gouda com pão de centeio. O lúpulo evidencia as notas picantes do queijo e as notas amendoadas serão evidenciadas pelo maltado do rótulo.
Dortmund Export com Bratwurst
Um estilo nativo da região de Dortmund na Alemanha. Essa cerveja é uma Lager dourada clara com espuma persistente, no aroma notas moderadas de malte e no sabor um equilíbrio perfeito dos lúpulos nobres e malte, é uma cerveja refrescante com final seco. Vamos harmonizar esse rótulo com uma Bratwurst, uma salsicha alemã de porco de cor clara que geralmente é grelhada ou assada. Os alemães não diferenciam salsichas de línguiças, então, se você não encontrar uma Bratwurst por aí saiba que a harmonização ficará muito boa com uma linguiça de porco assada na brasa.
Cheers!