4 cervejarias para visitar em Campos do Jordão
Vamos para mais uma viagem Cervejeira! Dessa vez, o destino é Campos do Jordão. Conheça 4 cervejarias que você precisa conhecer na Serra da Mantiqueira
Chegou a hora da nossa viagem por esse Brasil Cervejeiro dar uma volta em Campos do Jordão, e que maneira melhor de conhecer a Serra da Mantiqueira que com uma cerveja?
Essa região é presenteada com algumas vistas maravilhosas e palco de diversos hotéis-fazenda bem famosos, perfeitos para conhecer enquanto toma uma gelada. Depois de definir onde serão suas acomodações, nada mais justo que preparar aquele roteiro cervejeiro que a gente ama.
Vou te dar uma ajuda aqui e indicar algumas cervejarias da região.
1 - Campos do Jordão
Foto: Facebook da Marca
Em 2012 nascia a cervejaria Campos do Jordão, produzida com a água pura da belíssima Serra da Mantiqueira. Os seus rótulos de cerveja são inspirados nas paisagens que compõem a região e utilizam ingredientes presentes nelas. “No coração e nos pensamentos, a beleza de viver os momentos que você escolheu para o seu prazer.”
Bem, a marca conta com sete cervejas diferentes, entre elas, vale citar a Pinhão, uma Dubbel com adição especial das sementes da Araucária, segundo a cervejaria, a receita possui perfil aveludado, de baixo amargor, além de notas de toffee e nozes. A adição do pinhão acrescenta na receita novos açúcares proporcionando um sensorial único e muito curioso.
Outra cerveja que vale menção é a Campos do Jordão Avelã, uma American Amber Lager acobreada e brilhante que dá destaque a adição de avelã, oferecendo um sensorial adocicado e notas de baunilha.
E por último, quero citar também a Campos do Jordão Ginger, uma Wheat Ale com adição de coentro, gengibre, casca de limão e anis. Resultando em uma cerveja muito saborosa, refrescante e fácil de beber. E é claro que a cervejaria também funciona no formato de brewpub, o Playpub é o local perfeito para você provar as cervejas fresquinhas, fazer uma boa refeição e experimentar rótulos colaborativos da cervejaria com outros nomes do mercado cervejeiro.
2 - Caras de Malte
Criada ali por 2016, da união de sete sócios, a cervejaria Caras de Malte é parada obrigatória se você está a caminho do Horto. Essa microcervejaria e brewpub diz que veio lá do Planeta Malte com seus moradores malteanos. Segundo a marca, todos esses moradores vieram em paz e, em troca da hospitalidade, oferecem um intercâmbio interestelar de sabores. Pelo que eu soube, eles foram atraídos pela lenda de que na Mantiqueira, a mais pura água potável brota da Terra.
A cervejaria conta com um restaurante e um cardápio ma-ra-vi-lho-so para ficar de ‘buchin chei’ e aproveitar vários dos rótulos que a marca possui. Sim, todos seus rótulos são inspirados nessa viagem interestelar, você pode experimentar a Supernova, a American IPA da casa. E a refrescante Munich Helles, carinhosamente chamada de Antimatéria, produzida com lúpulos tchecos e alemães. Mas se você prefere uma cerveja mais complexa e carregada, sua pedida é a Asteróide, uma Belgian Dark Strong Ale.
3- Baden Baden
E se você achava que não conhecia nenhuma cervejaria da região, sabia que a icônica Baden Baden é de lá? Fundada em 1999, a marca é uma das primeiras cervejarias artesanais do Brasil. Seu pontapé inicial foi uma Red Ale, indo contra a ‘moda’ da época, que era de começar com uma tradicional Pilsen.
Além de ser uma das pioneiras aqui no Brasil, a marca também saiu entre as primeiras cervejarias a produzir o estilo Tripel por aqui. E já que estamos falando em pioneirismo, é válido contar também que a primeira cerveja do Brasil feita com 100% de lúpulos brasileiros também é da Baden Baden, uma IPA lançada em 2015. E em 2017, lançou a primeira Märzen com lúpulos 100% brasileiros.
Atualmente a marca possui dor nas costas de carregar mais de 130 prêmios por todo o mundo. Você encontra seus rótulos em garrafas de 600 ml e barris, nos seguintes estilos: American IPA, Chocolate Bock, Witbier, Red Ale, Golden Ale e Stout.
A cervejaria também permite tour pela sua enorme fábrica e você tem acesso à lojinha com diversos itens da marca.
E pra fechar com chave de ouro, provando que a cervejaria está ligada em inovações, você pode curtir uma degustação guiada de alguns de seus rótulos. É uma sensação bem legal e seguir as dicas vai favorecer bastante a experiência. Você pode ter acesso pelo site da Baden Baden ou pelo YouTube também.
4 - GÅRD
Eu não poderia fechar essa matéria sem citar a cervejaria GÅRD, fundada por dois primos e localizada dentro da Fazenda Gravatá, que fica na entrada do Horto Florestal. Trata-se de uma nanocervejaria que produz 2 mil litros de cerveja por mês e que possui um bar para degustações. Então se você passou o dia fazendo diversas trilhas pelo Horto, a cervejaria se torna uma parada obrigatória para se refrescar e descansar antes de voltar pra casa.
Por hoje é só, pessoal! A viagem desse mês foi uma indicação de um assinante, quer que a gente dê um passeio por alguma região que você gosta bastante? Então conta aqui pra gente.
Cheers!
>