15 anos do Clube do Malte! Estamos em festa!

No Blog Naçao Cervejeira você encontra artigos como "15 anos do Clube do Malte! Estamos em festa!" e muito mais. Confira aqui!

15 anos do Clube do Malte! Estamos em festa!

Há 15 anos nascia o Clube do Malte, dá para acreditar? Estamos debutando!

Em 2009, o Douglas Salvador resolveu realizar seu sonho de abrir a primeira loja/bar de cervejas especiais de Curitiba, e uma das primeiras do Brasil. Você já parou para pensar como era o mercado de cervejas artesanais no Brasil naquela época? O cenário era bastante diferente do que temos hoje, era raro encontrar opções do nosso líquido sagrado em bares, em supermercados ou em qualquer outro local. A maioria das pessoas nunca nem tinham ouvido falar dos estilos de cerveja para além das "Pilsens" aguadas comerciais que reinaram sozinhas no país.

O Clube do Malte foi idealizado, criado e é liderado até hoje pelo Douglas, e sua inspiração surgiu durante algumas viagens a vinícolas que ele fez na época. Na ocasião, vendo como o mercado de vinhos estava consolidado e como se dava o consumo - como uma bebida para apreciar - ele achou que o mercado de cervejas tinha muito potencial para ser assim como os vinhos eram naquela época, muito mais do que uma bebida para consumo em grandes quantidades, mas também como uma bebida para apreciação. "Em uma visita a uma vinícola chilena em 2007, passamos por diversas experiências correlatas ao vinho: colheita, harmonização, degustação às cegas, elaboração do próprio blend, entre outras atividades. Aquilo foi muito inspirador. Como eu já acompanhava o movimento das cervejas especiais no Brasil e acreditava que iria acontecer a mesma mudança de comportamento de consumo que havia acontecido com o vinho, decidi empreender nessa área", lembra Douglas Salvador, CEO do Clube do Malte.

O Douglas arriscou tudo neste projeto, se desligando, inclusive, de um cargo de vice-presidente em uma empresa que ele trabalhava, para de fato se colocar no cenário de cervejas artesanais no Brasil, porque ele acreditava neste mercado. "Eu acho que começamos o negócio no tempo certo. Apesar dos consumidores ainda não conhecerem os estilos e as características das cervejas, eu acho que eles estavam abertos a experimentar o novo. Nesse mesmo momento destacavam-se no Brasil outros produtos premium como azeites, cafés, vinhos e destilados. E o poder de consumo do brasileiro também estava maior. Isso tudo ajudou. Quando entramos nesse mercado acho que não existiam dez players em todo o país. Temos a sorte de acompanhar de perto o surgimento e a evolução do mercado cervejeiro", conta Douglas.

Tudo começou com duas lojas em Curitiba, uma espécie de mescla de bar, empório e restaurante, com uma vitrine bem variada de cervejas artesanais do mundo inteiro. Mas, aos poucos, percebeu-se que havia um potencial para atender muito além do cenário restrito de Curitiba, onde o Clube é sediado, e então nasceu a loja online para atender a todo o Brasil. A ideia de assinatura de cervejas veio logo em seguida e, como uma tendência que veio para ficar, tornou-se o principal produto do Clube.

De lá pra cá a história e o desenvolvimento do negócio foram sendo construídos aos poucos e hoje o Clube do Malte é o maior clube de cervejas do Brasil e do mundo, com MUITO orgulho. Embasados na nossa visão de Construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, estamos unificando e criando novos pontos de relacionamentos com e entre a comunidade, além de um grande hub de conteúdos sobre esse universo, disponibilizado gratuitamente em nossas plataformas.

Obrigada a você assinante por fazer parte da nossa história!